A tendência de desenvolvimento de combustíveis "limpos" que já vai adiantada no setor automotivo, também já está presente no universo de duas rodas. A ENV, primeira motocicleta movida a células de hidrogênio combustível, já está em testes na Inglaterra. Desenvolvida pela Intelligent Energy, Londres, ela é completamente funcional. O modelo atinge 80 km/h de velocidade máxima e tem autonomia de 160 km, o equivalente a cerca de quatro horas de uso. Essa moto não possui trem de força nem embreagem, nem caixa de marchas e nem transmissão final.
Construída com chassi de alumínio aeroespacial, a ENV pesa somente 80 quilos, com a célula de hidrogênio incluída. Deve chegar ao mercado europeu dentro de um ano.
Para milionários
Cem mil euros, cerca de R$ 275 mil, é quanto deverão pagar os interessados por uma F4 CC, nova edição limitada da linha esportiva da MV Agusta. A marca italiana produzirá apenas 100 exemplares dessa série que homenageia o presidente da empresa, Claudio Castiglioni. Em relação a uma F4 convencional, a CC traz detalhes como o escapamento de titânio com quatro imponentes saídas sob a rabeta, freios monobloco Brembo Racing, garfo e amortecedor traseiro recalibrados e acabamento especial, que inclui banco revestido em Alcântara. Até o quadro é específico, feito em cromo-molibdênio.O motor passa de 1.000 para 1.100 cm3. A potência de 200 cv leva-a à velocidade máxima de 315 km/h, que segundo a MV só não é maior por limitação dos pneus.
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