
O último Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, foi palco de uma estréia mundial que passou despercebida para a maioria dos visitantes. No estande da Hyundai, um jipão preto chegou a ser mostrado, mas acabou sendo retirado do evento discretamente. O motivo é que o modelo não era para estar exposto. Na realidade, ele estava no país apenas para testes de pista e sua estréia oficial estava marcada para a mostra de Detroit (EUA), no início deste ano. A novidade era o Vera Cruz, utilitário esportivo 4x4 que agora está realmente estreando no mercado brasileiro e já pode ser adquirido no Paraná.
Com linhas arrojadas, o Vera Cruz segue a atual identidade visual da Hyundai, que prima pelas linhas limpas e fluidas. A marca sul-coreana também se preocupou em dotar o jipe com um interior agradável. Há muito espaço para sete ocupantes e o acabamento é de primeira, com revestimento de couro não se limitando aos assentos ele se estende pelo teto. Quanto aos dois bancos extras instalados no porta-malas, eles podem ser rebatidos no assoalho, deixando um espaço para bagagem de 1.133 litros.
Sob o capô, o Vera Cruz traz um motor V6 de 3.8 litros DOHC capaz de entregar 270 cavalos. Esse propulsor está acoplado a um câmbio automático seqüencial (que permite trocas manuais na alavanca) de seis velocidades, denominado "H-Matic". Destaque ainda para o sistema 4x4, que é permanente e controla eletronicamente a tração, dependendo do tipo de piso. É possível também acionar através de um botão no painel o bloqueio do diferencial central, que mantém 50% da tração na frente e 50% atrás.
Vendido no país apenas numa única versão, o Vera Cruz vem bem completo. São de série conjunto elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado, faróis de xenônio, espelho retrovisor interno com sistema anti-ofuscante automático e bússola, piloto automático e som com MP3 player com comandos no volante e capacidade para seis discos, teto solar, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BAS), e nada menos que 11 air-bags (frontais, laterais e tipo cortina).
Em Curitiba, na concessionária Sevec, o Vera Cruz está sendo comercializado por R$ 179,9 mil.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião