Itens de série
Confira os principais equipamentos do A3 Sedan 1.4:
Versão de entrada (R$ 94.800)
Direção elétrica; ar-condicionado analógico; rodas aro 16; faróis bixenônio e lanternas com LEDs; sistema multimídia com tela escamoteável de 7" e oito auto-falantes com 80 W; sete airbags (frontais, de cabeça, laterais de cortina e de joelho); freio de estacionamento elétrico; assistência de subida (segura o carro por três segundos em aclives); controles eletrônicos de estabilidade (ESP), de tração (ASR) e de bloqueio de diferencial (EDS).
Attraction (R$ 99.900)
Acrescenta volante multifuncional com aletas para a troca de marcha e revestimento de couro; reforço da central multimídia com interface musical, subwoofer, alto-falante médio de 180 W.
Honda Civic EXR, topo de linha, sai por R$ 83,990Já o Corolla Altis tem preço de fábrica de R$ 92.990Embora já esteja nas concessionárias, o A3 Sedan com motor 1.4 é oficialmente lançado pela Audi no Brasil, com preços de R$ 94.800 e R$ 99.900 o modelo já era vendido no país com o propulsor 1.8 a partir de R$ 113.700. O três volumes alemão compete com as configurações mais caras dos sedãs médios nacionais, principalmente Toyota Corolla e Civic. A partir do ano que vem, o A3 Sedan ganhará nacionalidade brasileira e será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com o mesmo bloco 1.4, só que bicombustível.
As duas versões com motorização menor se diferenciam entre si somente por um pacote de equipamentos. A mais em conta traz de série direção elétrica, airbags frontais, laterais e de joelho, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e rodas de liga leve de 16" (205/55). A Attraction, mais cara, adiciona volante multifuncional, bluetooth, Audi Sound System e o sistema multimídia MMI.
Opcionalmente, há disponível a pintura metálica/perolizada (R$ 1 mil) e o sistema multimídia com navegação e DVD (R$ 9.900). Quem busca mais requinte pode incluir um kit com teto solar elétrico, sensor traseiro de estacionamento e piloto automático por R$ 10 mil.
Segundo Gerold Pillekamp, gerente de Marketing da Audi, com a novidade a marca espera somar até o fim do ano mais 2 mil unidades às 839 já comercializadas desde o lançamento do modelo, no fim de janeiro. O sedã, aliás, já vende mais do que o hatch, que emplacou 758 unidades de janeiro a abril.
Força
O motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível gera 122 cavalos de potência e 20 kgfm de torque máximo, disponíveis entre 1.500 e 4.000 rotações. É da mesma família do pequeno Audi A1. O conjunto trabalha associado a uma transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. O carro é dotado dos sistema start/stop, que desliga o motor em paradas, e de regeneração de energia (Kers), que atua nas frenagens.
Além da potência (180 cv), outra diferença no comparativo com 1.8 é a relação das marchas mais altas, mais alongadas para que a versão possa atingir velocidade máxima de 212 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Estratégia
A Audi oferece nove versões da família A3 no Brasil, incluindo o esportivo S3. E o A3 Sedan 1.4 surge como a principal porta de entrada para a marca, com preços bem agressivos. Mesmo a configuração 1.8 sai por menos que um BMW 316i (R$ 118 mil ante R$ 122 mil), enquanto a Mercedes optou por trazer apenas versões topo de linha do CLA, que cobra no mínimo R$ 150 mil. "Para quem está querendo entrar no mundo dos carros premium, o A3 Sedan é o que oferece o melhor custo-benefício", diz Pillekamp.
O jornalista viajou a convite da Audi
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