Dicas para o rodízio
É importante garantir que todos os pneus passem por todas as posições para evitar os desgastes irregulares.
É recomendado incluir o estepe nas trocas.
Toda vez que for feito o rodízio, o veículo precisa passar por alinhamento, balanceamento e calibração dos pneus. A pressão ideal para a calibragem também está descrita no manual.
O tempo ideal entre uma troca e outra consta no manual de instruções do veículo. Dependendo do tipo de pneu que equipa o carro, os rodízios devem ser feitos a cada 5.000 km e 8.000 km.
Quem tem carro precisa cuidar da manutenção para evitar problemas. Mas quando o assunto é rodízio dos pneus, na maioria das vezes, a atenção dos motoristas passa longe isso quando a tarefa não é completamente esquecida. Como exemplo, você motorista tem ideia de como é feito o rodízio e a importância desse serviço? A maioria das pessoas não sabe responder a estas perguntas.
O rodízio consiste, resumidamente, na troca das posições dos pneus para garantir que eles se desgastem igualmente e consigam durar mais. A falta do rodízio pode gerar desgaste irregular, reduzir a vida útil do quarteto, além de elevar o consumo de combustível. Outros problemas decorrentes da não execução do serviço são avarias na suspensão, o que causa vibração na direção e dificulta a dirigibilidade do carro.
Para saber se o seu veículo está precisando fazer este tipo de serviço, consulte uma oficina especializada. "Fazer o rodízio com frequência permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem", explica Eloy Bortolini, da Ingo Hoffmann Pneus. O rodízio de pneus não é cobrado, apenas o alinhamento e o balanceamento, que custam em média R$ 98 (WV Gol).
Serviço:
Ingo Hoffmann na Pedro Viriato Parigot de Souza, 565, ou na Alberto Bolliger, 33. (41) 3029-4017.
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