Citroën C4 Aircross: Produzido no Japão, através de uma joint-venture entre a Citroën e a Mitsubishi, o C4 Aircross começou a ser vendido recentemente no mercado argentino. Equipado com um motor 2.0 a gasolina, que gera 150 cv de potência e 20,10 kgfm de torque, o SUV está disponível em versões 4x2 e 4x4. Também conta com um pacote de equipamentos de segurança bem interessante, que inclui itens como controles de estabilidade e tração, assistência de frenagem de urgência (AFU) e airbags frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. Seria um modelo perfeito para ser lançado por aqui, mas isso está fora dos planos da Citroën, que considera mais fácil atender a demanda por volume de produção da Argentina do que a do Brasil| Foto: Divulgação
Renault Clio IV: Lançado no Salão de Paris em outubro de 2012, é o compacto de maior sucesso da marca francesa na Europa e depois de ser apresentado, em junho de 2013, no Salão de Buenos Aires, o hatch tem chegada certa no mercado argentino. A previsão é que o modelo desembarque por lá em meados de março de 2014, como uma alternativa premium ao Clio de segunda geração. Ficará posicionado entre o Sandero e Mégane hatch. Já no Brasil a Renault descarta qualquer possibilidade de comercializar o carro, pois os impostos de importação elevariam o seu preço em um patamar inviável, algo próximo dos R$ 60 mil. Seria mais caro do que qualquer um dos concorrentes diretos, como Peugeot 208, Citroën C3 ou Ford New Fiesta
Honda Civic Tourer: Apresentado como conceito em março no Salão de Genebra e depois em setembro, como versão definitiva no Salão de Frankfurt, o Honda Civic Tourer é uma exclusividade do mercado europeu. Apesar de uma semelhança ou outra com o sedã, a perua mostra que de Civic mesmo tem mais o primeiro nome. Além do design diferenciado, com novos faróis e linhas musculosas nas laterais, o modelo oferece um porta-malas generoso de 624 litros e que, com os bancos traseiros rebatidos, tem a capacidade ampliada para 1.668 litros. A perua é oferecida em duas opções de motor, sendo 1.6 i-DTEC a dieses, que gera 122 cv, e 1.8 i-VTEC a gasolina, com 144 cv. No Brasil, onde os SUV’s e Minivans fazem muito sucesso, é difícil imaginar que o Civic Tourer tenha chances de desembarcar
Peugeot 308 II: Se no Brasil o Peugeot 308 não completou nem dois anos de estreia no mercado, na Europa o hatch médio já está em sua segunda geração, que foi apresentada em setembro durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. Produzido a partir da nova plataforma da marca (EMP2) o modelo teve seu peso reduzido em 140 kg e apesar das dimensões de tamanho menores, tem um melhor aproveitamento do espaço interno. O painel ficou mais limpo, com menor quantidade de botões e muitas funções foram concentradas na tela sensível ao toque de 9,7 polegadas. A lista dos equipamentos de série é vasta e inclui, desde a versão mais básica, controle eletrônico de estabilidade e airbags frontais, laterais e de cortina. As opções de motorização são o 1.2 litro de 82 cv, 1.6 litro turbo em variantes de 125 cv e 155 v e o 1.6 litro diesel com 92 ou 115 cv. Com a primeira geração há pouco tempo no Brasil, é difícil que o novo 308 desembarque tão cedo por aqui
Peugeot 5008: Fabricado sobre a antiga plataforma do C4 Picasso, o Peugeot 5008 passou por uma leve atualização visual em sua linha 2014, apresentada em setembro no Salão de Frankfurt. Com capacidade para levar até 7 pessoas a minivan tem uma área de carga que pode chegar a 823 litros, com os bancos traseiros rebatidos. A lista de equipamentos é generosa e muito tecnológica, incluindo itens como head up display de série e opcionais como o sistema multimídia com duas telas de 7 polegadas instaladas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. As opções de motores também são diversas, sendo 4 a gasolina e 4 a diesel. Por enquanto, o modelo não surge nos planos da montadora para o Brasil
Renault (Dacia) Logan MCV: Quando se fala em Logan é natural que a única lembrança seja a de um modelo sedã, mas no mercado romeno os consumidores também contam com uma versão perua do carro. O Logan MCV foi lançado em março do ano passado, durante o Salão de Genebra, pela Dacia, divisão de baixo custo da Renault na Europa, com sede na Romênia. Com 4,5 metros de comprimento, o modelo tem um porta-malas com capacidade mínima de 573 litros e 1.500 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O modelo também tem recursos como airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e sistema antipatinagem. O motor utilizado é um 1.2 de 76 cavalos. A baixa demanda de modelos do tipo perua no Brasil já tira, automaticamente, o Logan MCV da rota do mercado brasileiro
Volkswagen Scirocco: Com um design marcado por linhas torneadas e muito desempenho embaixo do capô, o Scirocco é um cupê esportivo que chegou a ser c otado para o nosso mercado, mas pelo menos por enquanto, está fora dos planos da Volkswagen do Brasil. Sucesso na Europa, ele chegou também para os argentinos no ano passado, com duas opções de motorização: 1.4 TSI de 160 cv e 2.0 litros de 211 cv. Com este segundo propulsor, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge 240 km/h de velocidade máxima. No mercado europeu o carro também conta com uma versão ainda mais potente, o Scirocco R, capaz de gerar 265 cv de potência máxima
Mazda 3: Direto de Hiroshima, no Japão, o Mazda 3 é o carro mais vendido, globalmente, pela marca, e passou por uma reformulação recentemente. O modelo tem duas opções de motores disponíveis: o Skyactiv-G 2.0, que gera 157 cavalos de potência e o Skyactiv 2.5, de 187 cv, ambos à gasolina. Destaque para o sistema i-ELOOP, que armazena energia das frenagens para ser utilizada nos sistemas elétricos do veículo. E em meio a uma lista extensa de equipamentos de série, o hatch dispõe do
Volkswagen Santana: Não foi apenas no Brasil que o Santana fez muito sucesso. No mercado chinês o modelo também brilhou e até pouco tempo ainda era comercializado na versão considerada antiga para nós. Por lá, no final do ano passado, a Volkswagen lançou a nova geração do sedã, que mede 4,47 metros de comprimento e tem 2,60 de distância entre eixos. Com 480 litros de capacidade no porta-malas, o modelo é oferecido em três versões de acabamento e pode ser equipado com um motor 1.4 de 90 cv ou 1.6 de 110 cv, ambos à gasolina. Durante meses a vinda do sedã ao mercado brasileiro foi dada como certa, mas informações mais recentes dão conta de que a Volkswagen decidiu adiar por tempo indeterminando esse lançamento por aqui

Quarto maior mercado de automóveis do mundo, com uma agenda anual recheada de lançamentos, o Brasil ainda está longe de alcançar outros países quando o assunto é novidade. Por maior que seja o interesse das marcas, alguns modelos simplesmente não desembarcam por causa dos elevados custos de importação, impostos e falta de demanda. Confira algumas opções que poderiam passar pelo Brasil, mas que, por enquanto, estão fora da rota.

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