Para testar a habilidade de reação dos motoristas em situações de emergência que podem ser enfrentadas no dia-a-dia, a Audi lançou no Brasil o "Audi Driving Experience". Neste programa, direcionado a clientes e convidados da marca, profissionais do volante ensinam técnicas de pilotagem e direção defensiva.
A Gazeta do Povo participou desta experiência e conta como é dirigir com segurança os sedãs Audi A6 e A4 (com motores 3.2 e 2.0 turbo) e conhecer as tecnologias embarcadas dos carros, como freios com ABS e controle de estabilidade (ESP).
O primeiro passo para uma direção correta parece óbvio, mas é fundamental que o motorista verifique sua posição no banco antes de dar a partida no veículo. Isto inclui ajustar a altura do banco, a distância do volante (os braços devem ficar com uma pequena curvatura), a regulagem do encosto da cabeça e os cintos de segurança. No A4 e no A6 todos este comandos são elétricos. Feito isso, é hora de acelerar.
A primeira prova foi o teste de frenagem usando o ABS. Parece fácil, mas foi preciso algumas tentativas para alcançar o objetivo. Quem auxiliou nesta tarefa foi o piloto da GP2, Sérgio Jimenez. As dicas dele são sempre: freiar forte para acionar o ABS, não olhar para o obstáculo e sim para onde se pretende escapar (do contrário, o motorista vai direto de encontro ao obstáculo) e fazer a manobra de maneira suave. Seguindo estas orientações, a sensação de controle do carro é fantástica.
André Nicastro, piloto da Stock Car Light, foi quem auxiliou na segunda prova, que era a utilização do controle de tração (ESP), com o carro trafegando em velocidade e com a pista molhada. Nas primeiras voltas sem o dispositivo acionado, o veículo derrapava nas curvas e parecia não respeitar os comandos do volante. Com o sistema acionado, a situação era completamente diferente. O controle estabilizava o carro mesmo em situações extremas.
A terceira prova, aplicada pelo piloto da American Lemans, Rubem Carrapatoso, também foi bem produtiva. Trafegando a mais de 100 Km/h, ele demonstrou como mudar rapidamente de uma faixa na pista, desviando de um obstáculo, sem pisar no freio. O segredo, segundo ele, é mais uma vez não olhar para o obstáculo e realizar os movimentos de maneira suave, sem tirar as mãos do volante, para retornar à posição inicial e manter o controle do veículo. Com a estabilidade oferecida pelos carros da Audi, esta não chega a ser uma tarefa difícil desde que o motorista já domine as técnicas. O melhor de tudo do programa foi poder sentir o poder da aceleração destes modelos, uma vez que a pista estava livre e com toda a segurança necessária.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião