As alterações na picape Dodge 1947 (motor V8 de 300 cv) do empresário Reginaldo Cavassin, 32 anos, de Curitiba, vão exigir quase dois anos de serviço, além de um estudo mais apurado dos profissionais da Tottys. Paraplégico há nove anos em decorrência de um acidente de caminhão, ele necessita de adaptações especiais no veículo para dirigir. "Tenho o hot há 6 anos, mas só podia andar nele como carona. Agora, com a solução apresentada pela Tottys, vou realizar um sonho", revela.
O veículo está passando por uma transformação completa. A altura do chassi em relação ao solo foi diminuída e o vão de abertura da porta aumentada para facilitar o acesso ao interior. O câmbio mecânico deu lugar a um automático em formato de alavanca, que foi fixada na barra de direção juntamente com os comandos de aceleração e freio.
O banco mereceu uma configuração especial. Ganhou abas laterais, semelhante as de competição, para vestir melhor o condutor. Desta forma, o tronco e pernas ficam mais presos ao assento. "Do tronco para baixo o movimento dele é zero, por isso fizemos um teste numa pista de corrida para avaliar o comportamento do corpo na cabine. Percebemos que nas curvas, as pernas jogavam muito para o lado. Então decidimos adaptar o banco", diz Lúcio Oliveira, designer da Tottys.
Até a densidade da espuma foi modificada de acordo com o peso de Cavassin. "Utilizamos um látex que mantém o assento firme e ao mesmo tempo confortável para não cansar a estrutura óssea dele em longas distâncias", explica. Um sistema independente de suspensão substitui o de eixo rígido, o que significa menos trepidação da traseira, incômodo muito recorrente em picapes.
* * * * *
Serviço
Tottys Hot Toys (41) 3014-0111.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião