Lançada em 1976, a CG 125 só perde para a Kombi entre os veículos com maior logenvidade na produção brasileira.| Foto: Divulgação / Honda

Honda pôs um ponto final à história da CG 125, um dos modelos mais populares do mercado. Lançada em 1976, foi a primeira moto feita em solo nacional pela marca japonesa e por décadas liderou as vendas do segmento duas rodas no país.

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Atualmente detém o título de o “veículo mais emplacado no Brasil”, superando o  Volkswagen Gol - vendeu cerca de 7 milhões de unidades contra 6,6 milhões do hatch. Também é o segundo mais antigo produzido por aqui, atrás apenas da VW Kombi, que ficou na ativa por 56 anos.

CG 125 recebeu pouco melhorias nos últimos anos, perdendo espaço para versões mais potentes e modernas dentro da montadora, como a CG150 (lançada em 2003), que evoluiu para CG 160 em 2016.

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A Fan 125i é uma das versões vendidas atualmente.<br> 

Em 2018, as vendas do veterano modelo representaram menos de 10% do mix da linha CG.  No ranking das motos mais emplacadas, ele ocupou apenas o 7.º posto, com 28.401 exemplares.

Além da queda na procura, outro motivo que levou a aposentadoria da CG 125 foi a exigência a partir deste ano de freios com sistema CBS ou ABS (freios combinados). 

A Honda argumentou que não valeria o investimento no dispositivo diante do desempenho ruim nas lojas - Fiat Mille e  Kombi tiveram o mesmo destino há cinco anos, quando a legislação determinou a presença de airbags e ABS de série em veículos zero km.

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A presença mais forte dos scooters também contribuíram para a decisão. A montadora acaba de lançar o Elite 125 e atualizar o PCX 150, suas representantes nesta categoria de motos.

Mesmo com o fim da produção ainda será possível encontrar o modelo disponível nas concessionárias, já que há bastante estoque. A versão Fan tem preço sugerido de R$ 7.161, enquanto a Cargo custa R$ 7.165. Vem com injeção eletrônica e propulsor de 1 cilindro e 124,7 cc, que rende 11,8 cv a 8.500 rpm e 1,06 kgfm de torque. 

 

Alguns fatos marcantes da CG 125

  • Responsável pela construção da fábrica da Honda na Zona Franca de Manaus, em 1976.
  • Teve o rei do futebol Pelé como o seu principal garoto-propaganda à época do lançamento.
  • Foi a primeira motocicleta no mundo a vir equipada com motor a álcool, em 1981. A versão que saiu de linha era movida apenas a gasolina (já a 160 é flex).
  • Em 2013, abandonou o famoso farol redondo, que lhe rendeu o apelido de ‘Bolinha’, para assumir o visual próximo ao da CG 150.
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