
Uma paradinha para abastecer no posto de combustível e logo vem o frentista perguntando: "quer que olhe a água?" Na maioria dos casos se o nível do líquido no radiador está baixo o funcionário completa o que falta com água pura. Mas o que parece inofensivo e até cuidadoso pode gerar problemas futuros.
Para que o sistema se mantenha sempre resfriado, é recomendável que a reposição seja feita com um produto específico e na proporção de 60% de água e 40% de aditivo a base de etilenoglicol. Completar somente com água pode ocasionar danos como travar a válvula termostática, enferrujar o selo do motor e danificar a bomba dágua. "O aditivo age justamente como um anti-corrosivo. Mas é importante atentar quanto a proporção correta. Aditivo em excesso é prejudicial, pois corrói o alumínio do radiador", alerta Marcelo Depa, gerente da Loja do Radiador, em Curitiba.
Ele aconselha evitar esse serviço em postos de combustíveis, já que alguns frentistas abrem a tampa do reservatório com o motor ainda quente. "A pressão interna e alta temperatura farão a água derramar, comprometendo o verificação correta", salienta. Além disso, Depa diz que a água sem aditivo pode formar um barro no radiador, acarretando o entupimento.
De acordo com Adílson Peres de Souza, líder técnico da Champagnat Veículos, concessionária Chevrolet na capital, em caso de superaquecimento, a junta do cabeçote pode queimar e o carro tende a falhar. "Sistema que não trabalha com a temperatura ideal também gera desgaste prematuro de peças e elevação do consumo de combustível", esclarece.
O nível do reservatório deve ser verificado semanalmente com o motor frio. Já a troca completa do líquido de arrefecimento realizada a cada 30 mil quilômetros ou dois anos. "Se o nível baixar com freqüência é sinal de que há algum problema, provavelmente vazamento. Os carros mais novos (de 2005 em diante) vêm com um aditivo longa vida, que pode durar até cinco anos", conclui Souza.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião