A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei do deputado Dimas Ramalho (PPS-SP) que transforma barras de proteção lateral, terceira luz de freio, air-bag duplo e ABS em equipamentos de segurança obrigatórios para veículos novos. O PL 6987/06 determina que a terceira luz de freio e as barras de proteção sejam instaladas em todos os carros a partir da entrada em vigência da lei, se aprovada. Já o air-bag duplo e os freios ABS se tornarão obrigatórios progressivamente, atingindo, em nove anos, 100% dos carros novos, nacionais ou importados.
O objetivo do projeto é evitar as mortes por acidentes de trânsito. "A solução passa por uma campanha de conscientização e pela melhoria das rodovias. Mas a adoção de equipamentos de segurança modernos também é fundamental", diz.
Ainda na opinião do deputado, os benefícios do uso obrigatório de equipamentos para prevenir acidentes e reduzir os danos às vítimas compensarão possíveis aumentos no preço final dos veículos. O PL 6987/06 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião