A aliança global do Volkswagen Group com a Ford Motor Company, anunciada em janeiro passado, já começa a render frutos. A marca alemã planeja investir US$ 1,7 bilhão (R$ 6,3 bilhões, na conversão atual) para o desenvolvimento de carros autônomos da fabricante norte-americana, informou o Wall Street Journal.
O aporte se daria por meio de uma joint venture com a Argo AI, startup da Ford especializada em inteligência artificial, fundada em 2016 em Pittsburgh (EUA) por dois engenheiros, um da Google e outro do Uber.
As duas empresas teriam participação igualitária na Argo. A VW investiria inicialmente US$ 600 milhões (R$ 2,2 bilhões) e outros US$ 1,1 bilhão (R$ 4,1 bilhões) ao logo do tempo como capital de giro para pesquisa e desenvolvimento. A Ford, por sua vez, já aplicou US$ 1 bilhão (R$ 3,7 bilhão) na aquisição da companhia.
>> Maioria das pessoas acredita que carros autônomos serão comuns, e se preocupa com isso
As montadoras já informaram anteriormente que as discussões entre elas convergiam para que a Ford licenciasse a arquitetura modular de carros elétricos da VW.
É cada vez mais comum a indústria automobilística recorrer a alianças com outras marcas do setor e até mesmo com empresas especializadas para investir em carros elétricos e autônomos.
>> A tecnologia que coloca as startups na corrida pelo carro autônomo
A própria Volkswagen mantém um relacionamento nesta área com a Apple e, segundo informações de bastidores, estaria em avançado estágio de desenvolvimento de vans customizadas. A saber se esta proximidade com a Argo poderia afetar os negócios entre a montador alemã e a gigante norte-americana da tecnologia.
>> Marcas precisam de carros rentáveis para não fechar fábrica ou ameaçar ir embora
A Audi, subsidiária do Grupo VW, conta com uma startup de tecnologia automotiva autônoma chamada Autonomous Intelligent Driving (Condução Inteligente Autônoma).
Já a Honda informou no ano passado que injetaria US$ 2,75 bilhões (R$ 10,2 bilhões) na Cruise Automation, subsidiária autônoma da General Motors.
O primeiro passo da cooperação envolvendo negócios de VW e Ford será dado com a produção de veículos comerciais leves, como vans utilitárias e picapes médias, em alguns mercados globais, que não incluem os EUA.
>> SUV da Tesla que “se recusa” a capotar é primeiro a ter nota máxima em segurança
À Ford caberia o desenvolvimento de uma picape média para as duas marcas, além de vans comercias grandes. A nova geração geração da Ranger, por exemplo, fará surgir a nova Amarok, com produção na Argentina.
A Volks, por sua vez, desenvolverá e produzirá uma van urbana. Os primeiros modelos da aliança chegarão ao mercado a partir de 2022.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião