Se por um lado a ameaça de um eventual desabastecimento de GNV, por conta da crise na Bolívia, não paralisou o projeto da Delphi de oferecer a tecnologia bicombustível para veículos pesados. Por outro, os proprietários de oficinas convertedoras de veículos a gasolina para gás natural veicular estão amargando uma queda na procura pelo serviço. Segundo donos de estabelecimentos de Curitiba, a redução no número de conversões chegou a 70% nos últimos dois meses.
"No auge da crise na Bolívia, os clientes desapareceram. Mas agora estou começando a recuperar o movimento", conta Hector Suppa, proprietário da oficina Ecogás. Laércio Antônio Emmerich, proprietário da oficina Auto Jardim, lembra que o número de conversões em seu estabelecimento chegou a cair de 20 para 5 por mês. "Muitos consumidores ainda se lembram da crise de abastecimento que ocorreu com o álcool nos anos 90. Por isso, ficaram com medo de fazer a conversão e não ter gás nos postos", salienta.
Como os demais donos de oficinas convertedoras, Eugênio Seixas, proprietário da Aideal Gás, acredita que, apesar da queda no número de conversões, o mercado de instalação de kits GNV deve apresentar uma recuperação nos próximos meses. "Há uma tendência natural, pois o consumidor sabe que o gás natural traz algumas vantagens em relação aos demais combustíveis. É mais econômico e menos poluente", salienta. Hoje, um serviço de instalação de um kit GNV em carros de passeio custa entre R$ 2 mil e R$ 4,5 mil, dependendo da tecnologia empregada e o tamanho do cilindro.
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