Na pista
Carro oferece três modos de condução
O Caderno Automóveis, Motos & Cia da Gazeta do Povo testou o Prius em uma pista fechada em Gamagori, localizada à beira-mar na região de Nagoya. Como todo elétrico, o carro parte no modo EV absolutamente silencioso. O freio de estacionamento é acionado com o pé, um sistema comum nos mercados norte-americano e japonês.
No painel é possível acompanhar a bateria ganhando carga a cada freada. Informações sobre o funcionamento do motor elétrico, consumo médio, aceleração também aparecem no painel e podem ser mudadas através de uma tecla no volante. Porém, é difícil acompanhar tantos dados enquanto se dirige e leva algum tempo para o motorista se acostumar. A aceleração até 100 km/h foi testada sempre com o modo Power acionado e o motor respondeu bem na reta, mas nada que lembre um desempenho esportivo.
Nas curvas, o carro se mostra bastante estável, "grudado" no chão. A bateria de "apenas" 40 kg, localizada na traseira do veículo, entre o banco e o porta-malas, ajuda. O foco da montadora para esta nova geração do carro foi a melhoria do consumo de combustível, que, em área urbana, ficou em 50 mpg, o equivalente a 21 km/l, de acordo com a Toyota.
Com lançamento previsto para o Brasil no segundo semestre de 2012, o Toyota híbrido Prius, o carro mais vendido no mercado do Japão, acabou de passar por uma reforma visual e fez a sua estreia no Salão de Tóquio. O preço do carro que carrega motor elétrico com outro a gasolina, no entanto, ainda não está definido.
Confira algumas fotos do novo Toyota Prius
O Prius, que em latim significa "aquilo que vem antes", está em sua terceira geração e combina um motor 1.8 a gasolina de 98 cv e outro elétrico, de 40 cv. O torque (força) é de 14,5 kgfm. A título de comparação, o motor do modelo pioneiro que surgiu em 1997 tinha apenas 100 cv. No modelo atual, o acabamento é caprichado. O interior, com revestimentos de tons claros, tem materiais agradáveis ao toque e visual de bom gosto. Entre os bancos dianteiros há um tipo de console onde fica um joystick que faz o papel de alavanca de câmbio. A partida do motor é feita por meio de um botão. O motor a combustão é sempre acionado primeiro. Os instrumentos, digitais, estão posicionados no meio do painel.
Condução
É possível escolher entre três modos de condução. O EV (veículo elétrico) utiliza só o motor elétrico, é indicado para a cidade, funciona a até 50 km/h e move o carro de forma adequada.
No ECO (econômico) os dois propulsores operam juntos. E quem quiser acelerar forte terá boas respostas na opção PWR (Power). Nessa condição o hatch funciona como um modelo "comum". A bateria tem garantia de dez anos e representa cerca de 30% do preço do carro.
O Prius da nova geração é mais comprido que o da anterior. Os bancos de trás foram recuados, para permitir maior conforto dos ocupantes. O aperfeiçoamento do sistema para resfriar a bateria fez com que o porta-malas fosse aumentado de 415 litros para 445 litros.
Preço do modelo é uma incógnita
A versão de importação será a top da gama e chegará ao país para ser um carro de volume, garante o gerente geral de relações públicas e governamentais da Toyota, Ricardo Bastos. Ele também confirmou que a montadora está negociando incentivos com o governo brasileiro para o consumidor ser beneficiado na aquisição do Prius.
Entre os benefícios analisados estão a isenção em sistemas de rodízio, como o que existe em São Paulo, e, sobretudo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados. Só esse imposto corresponde atualmente a uma alíquota de 13% para veículos com motor 1.8, como esse Prius, e, com a alta prevista para o próximo dia 16, ela subirá para 43%, segundo o executivo da montadora japonesa. No Japão, com incentivos, o carro custa US$ 30,6 mil. Naquele país, a Toyota já aposta também na versão plug-in, lançada recentemente, que permite a recarga da bateria em uma tomada em casa.
O jornalista viajou a convite da Toyota
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