Fabricantes e importadores, todos têm em comum uma esperança para 2018. Com o fim do Inovar Auto e a estreia do Rota 2030, quando sair do papel, novos modelos chegarão ao nosso mercado e outros retornarão renovados.
Haverá novos sedãs, SUVs, esportivos, reestilizações e concorrentes para segmentos já bem frequentados. Desses, separamos as principais novidades. Confira!
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VW VIRTUS
Junto com o Fiat Cronos, o Virtus é um dos lançamentos mais esperados de 2018.
Fruto da plataforma MQB-A0, dividirá componentes com o Polo, de quem deriva, mas com entre-eixos alongado, para maior espaço interno, porém mantendo o conjunto mecânico do 1.6 com câmbio manual e o 1.0 TSI com câmbio automático de 6 marchas. Possui porta-malas de 521 litros.
FIAT CRONOS
Um dos lançamentos mais esperados do ano, o sedã do Fiat Argo já teve suas imagens divulgadas. Concorrente direto do VW Virtus, tem diferenças visuais em relação ao hatch inclusive na dianteira, mas mantém plataforma, cabine e equipamentos.
Os motores serão o 1.3 e 1.8, com câmbio manual ou automatizado de 5 marchas ou automático de 6 marchas para as versões mais caras. Porta-malas terá mais de 520 litros. O lançamento acontece entre janeiro e fevereiro.
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FORD MUSTANG
Após alguns anos de espera, finalmente o Mustang foi confirmado para o Brasil. Importado na versão GT, tem motor V8 5.0 aspirado de 466 cv e câmbio automático de 10 marchas.
Contra o Camaro, fará uma das brigas mais aguardadas para 2018. O muscle car já pode ser reservado, com preço de R$ 299.900.
VW Amarok V6
A mais potente das picapes médias é equipada com motor 3.0 V6 turbodiesel, de 225 cv e 56,1 kgfm (disponível a 1.500 rpm). São 25% de ganho em potência (45 cv a mais) e de 31% no torque (13,3 kgfm) em relação ao restante da linha, que utiliza o motor 2.0 biturbo, de 180 cv e 42,9 kgfm.
Na pré-venda, a procura no site oficial do modelo foi tão intensa que as reservas esgotaram em apenas 1 dia (450 unidades).
Por fora, a novidade é identificada apenas pelo emblema ‘V6’ na grade dianteira e na tampa na caçamba. O propulsor vem associado ao câmbio automático de 8 marchas, com tração integral 4Motion. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8 segundos.
HONDA CITY
Para concorrer com os novos rivais VW Virtus e Fiat Cronos, o Honda City terá um leve retoque visual e ganhará equipamentos, como os controles de tração/estabilidade e faróis de led na versão mais cara.
Mecanicamente, manterá o mesmo motor 1.5 e câmbio CVT. Está previsto para o primeiro trimestre de 2018.
BMW X2
Assim que foi apresentado no exterior, a BMW do Brasil já confirmou a chegada do novo SUV ao país em 2018.
Mais que um simples X1 coupé, o X2 tem identidade própria, mais esportiva e menos conservadora.
O motor será sempre o 2.0 turbo com 192 cv com câmbio automático de 8 marchas. Ainda não há data para o lançamento, mas tem previsão de ser montado em Santa Catarina.
VOLVO XC40
Irmão menor do XC60 e XC90, o inédito XC40 já é vendido em regime de pré-venda no Brasil.
Inicialmente, ele será importado apenas em versões com o motor 2.0 turbo de 190 ou 254 cv, com preços que variam de R$ 169.950 a R$ 209.950.
Seus concorrentes serão o Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, com diferencial dos sistemas de segurança e condução semi-autônoma.
VW TIGUAN ALLSPACE
Para se posicionar acima do atual Tiguan, o Allspace chegará ao Brasil em versão de 7 lugares e já na nova geração.
Era prometido para 2017, mas será lançado apenas em 2018, depois da Argentina. Virá com motor 2.0 TSI e câmbio DSG de 7 marchas.
JAGUAR E-PACE
O irmão menor do F-Pace já foi confirmado para o Brasil e tem até preços. Custa de R$ 195.400 a R$ 278.080, sempre com motor 2.0 turbo a gasolina (249 cv ou 300 cv, dependendo da versão) e câmbio de 9 marchas.
Ele já pode ser encomendado, mas as entregas acontecem apenas a partir de abril de 2018.
HONDA CIVIC SI
Ele já foi nacional, mas o Civic Si agora virá ao país (pela segunda vez) importado do Japão.
No lugar do 2.4 aspirado, o 1.5 turbo da versão Touring foi recalibrado para 208 cv e 26,5 kgfm de torque, além de trabalhar exclusivamente unido ao câmbio manual de 6 marchas. Virá na versão cupê 2 portas, com preço estimado de R$ 160 mil.
CHEVROLET SPIN
Vivendo praticamente sozinha no segmento de minivans, a Spin terá um facelift bem próximo do que ganhou o Cobalt.
Novo design, incluindo mudanças efetivas na dianteira e lanternas duplas na traseira, e retoques no interior garantirão uma sobrevida a esta já veterana de nosso mercado.
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Mecânica não deverá mudar, mantendo o 1.8 8V com câmbio manual ou automático de 6 marchas, além da opção de 7 lugares.
CHERY TIGGO 2
O lançamento do hatch aventureiro estava certo para algum momento de 2017, mas a compra de metade da operação brasileira da Chery pela Caoa adiou os planos.
Mas de 2018 não passa, uma vez que o modelo já é produzido em caráter experimental em Jacareí (SP) e será o primeiro produto desta nova fase da Chery no país.
O motor deverá ser o mesmo 1.5 do Celer, de 115 cv, ligado ao câmbio manual de 5 marchas. Outros modelos serão lançados acompanhado tal movimento, em especial no segmento de SUVs.
Peugeot 5008
O SUV grande virá como parte da estratégia da Peugeot de melhorar sua percepção entre os brasileiros. Começaram essa mudança com a chegada do 3008. A fila de espera do utilitário é de 4 meses e a cota inicial de 250 unidades por mês foi elevada para 900 veículos, todos importados da França.
O 5008 é um SUV de sete lugares com 4,64 metros de comprimento, o maior da fabricante. É vendido na Europa com motor 1.2 turbo de 130 cv e o 1.6 THP de 165 cv, além de variantes a diesel.
HONDA CR-V
Antiga promessa da Honda, o SUV médio chegará ao país para concorrer com Peugeot 3008, Chevrolet Equinox e Jeep Compass.
Segundo a Honda, será vendido apenas na versão Touring, de topo, com o motor 1.5 turbo de 192 cv e diversos itens de segurança e conforto. Preço estimado? R$ 180 mil.
FORD KA
Se o Fiesta recebeu apenas um tapa na aparência, a Ford reserva mais do que isso ao Ka.
Visualmente, pouco mudará, mas o modelo deverá adotar o 1.5 Dragon nas versões mais caras e câmbio automático de 6 marchas para brigar mais parelho com Chevrolet Onix e Hyundai HB20 automáticos.
Por dentro, terá a central multimídia Sync 3 com tela "flutuante", no estilo do EcoSport. Muda hatch e sedã.
CITRÖEN C4 CACTUS
Já trabalhando com o SUV em testes no Brasil, a Citroën não esconde que seu principal lançamento de 2018 será o C4 Cactus. A produção será em Porto Real (RJ), já que a sua plataforma é a PF1, mesma do C3 e Peugeot 208.
Irmão de projeto do Peugeot 2008, terá versões 1.6 aspirada e 1.6 THP (turbo e injeção direta), com design correspondente ao da versão recém-reestilizada na Europa.
KIA RIO
Com o Rota 2030, a Kia espera voltar aos bons tempos. Entre os planos, finalmente a chegada do Rio é esperada.
Nas variantes hatch e sedã, o Rio entrará na briga com VW Polo e Fiat Argo (ou Virtus e Cronos) e usará o mesmo conjunto mecânico do Hyundai HB20, com o motor 1.6 e câmbio manual ou automático de 6 marchas.
JAC T70
Chamado de S7 na China, o SUV vem para ocupar o topo da gama da JAC brasileira, que já avisou que irá investir nesta linha de produtos (SUVs).
Com porte do Jeep Compass, deve brigar na mesma faixa de preços (R$ 120 mil), mas com mais equipamentos e sete lugares.
JEEP WRANGLER
Ele manteve o mesmo estilo clássico, mas o Wrangler ficou mais moderno quando falamos de estrutura e equipamentos.
Ficou mais leve, ganhou opção de motor 2.0 turbo e itens como sistema multimídia e diversas portas USB pelo carro. A data de chegada ao Brasil ainda não foi confirmada.
LAMBORGHINI URUS
Não tinha como esperar menos do SUV da Lamborghini. O Urus foi finalmente revelado e é um monstro, assim como os esportivos da marca.
Entrega 650 cv em um motor 4.0 V8 biturbo e interior luxuoso para quatro ocupantes. Pelas mãos de importadora independente, deve chegar ao Brasil na época do Salão de São Paulo.
PORSCHE CAYENNE
O SUV alemão ganhou nova geração e, como um dos Porsche mais vendidos do Brasil, alternando com o Macan na primeira posição, não poderia deixar de ser trazido para cá.
Agora, ficou mais espaçoso, potente e leve, além receber um estilo que puxa mais para o 911 do que nunca. A versão híbrida também é esperada.
MERCEDES-BENZ CLASSE X
A picape média da Mercedes aguarda apenas o inicio da produção na Argentina para chegar ao Brasil.
Dividindo plataforma com a Nissan Frontier e Renault Alaskan, se posicionará em uma linha superior do segmento, com preços, acabamento e equipamentos mais premium.
Terá inclusive uma versão V6 a diesel exclusiva para ela, além das 2.3 diesel também oferecidas nas irmãs de projeto.
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS
Muitos lamentaram que o Eclipse reencarnou como um SUV. Mas, ao menos, o teremos no Brasil, complementando a linha SUV da marca, composta por Outlander, ASX e Pajero.
É uma opção mais esportiva de SUV, tanto no design quanto no desempenho. Vem com motor 1.5 turbo de 163 cv e 25,4 kgfm de torque, em conjunto com câmbio CVT e tração nas quatro rodas.
A outra opção é o 2.2 turbodiesel, combinado à transmissão automática de 8 marchas.
RENAULT ALASKAN
Como a Mercedes-Benz Classe X, sua prima de plataforma, a Renault Alaskan chega ao Brasil para complementar a linha de picapes médias.
Será a principal atração da marca no Salão de São Paulo, em novembro de 2018. Terá o mesmo motor 2.3 diesel e sistema de tração 4x4 da Nissan Frontier (a segunda irmã), mas com design e acabamento próprios.
TOYOTA YARIS
A Toyota não vai mexer no Etios para brigar com Polo e Argo. Em vez disso, aproveitando a mesma plataforma, trará finalmente o Yaris ao Brasil.
Fabricado em Sorocaba (SP), terá posicionamento entre o próprio Etios e o Corolla, principalmente quando for lançada a versão sedã (ainda não confirmada, mas já dada como certa).
O motor deverá ser o 1.3 e 1.5, do Etios, com câmbios manual de 6 marchas ou CVT. Também há possibilidade de usar o 1.8 do Corolla nas versões mais caras.
VW JETTA
A nova geração do sedã será mostrada no Salão de Detroit. Após isso, seu lançamento no Brasil é questão de tempo, principalmente por continuar a ser produzido no México, de onde já foi importado para cá.
Será bem maior que a geração atual, até para se distanciar do Virtus, modelo do qual herdará muitas soluções de estilo, como a terceira janelinha lateral e a linha de teto curva.
Manterá o motor 1.4 TSI nas versões de entrada, mas com mais potência e câmbio de 8 marchas (contra 6 do atual). Já a versão 2.0 TSI passará a 230 cv.
VOLKSWAGEN T-CROSS
A Volkswagen finalmente vai entrar na briga de Honda HR-V, Hyundai Creta e cia.
O SUV compacto T-Cross, baseado na plataforma MQB do Polo, é uma promessa da marca para o segundo semestre de 2018, com possível aparição no Salão de São Paulo de 2018.
Deverá usar os motores 1.6 e 1.0 TSI, como o Virtus.