Com a popularização do GPS, o mercado passou a oferecer uma infinidade de marcas e modelos. Os preços variam de R$ 180 a R$ 1.900, dependendo do tamanho da tela, número de funções disponíveis, cidades navegáveis, serviços exclusivos e se tem ou não TV digital. Os sistemas mais recentes atendem a demanda por informações como preços de combustível, reconhecimento de voz, imagens em 3D, situação do trânsito em tempo real, entre outros.
Os aparelhos à venda são basicamente um mini PC alterado, com GPS embutido e com software de navegação instalado. Portanto, é importante verificar o chipset do GPS que vem no equipamento e sua capacidade de captação de satélites. Quanto melhor o sinal, melhor a precisão do seu aparelho durante o processo de navegação. Os chipsets mais avançados possuem sistema com mais de 20 canais para recepção de sinais.
A escolha pelo melhor aparelho passa pela real utilização que o usuário fará dele. Se for uma pessoa que viaja com frequência, por exemplo, é interessante comprar um produto que ofereça facilidade e também bom preço na hora de baixar novos mapas há sites que dispõem de mapas gratuitamente. Certifique se o software incorpora a tecnologia bluetooth e o cabo USB para as atualizações via computador.
Uma característica predominante nos aparelhos de hoje é o ecrã sensível ao toque. Os tamanhos das telas variam entre 2,5 e 7 polegadas. Quanto maior for o ecrã, melhor será a visualização e a seleção das informações nele contidas. Se o intuito é guardar uma grande quantidade de dados, observe a capacidade de armazenamento do GPS e se é compatível com cartões de memória.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião