| Foto: /

Desde que a Fiat inventou o Palio Adventure, em 1999, e com ele o segmento dos ‘aventureiros urbanos’, a concorrência tratou de botar a engenharia e o design para criar seus próprios representantes desse filão que, aparentemente, não tem data pra acabar.

CARREGANDO :)

Para quem se sente atraído pelo design fora de estrada, mas não quer abrir mão da conveniência e praticidade de um carro de passeio, esses são os dez modelos mais baratos à venda. Na lista estão desde veteranos, como a Fiat Strada Adventure (a marca italiana domina esse mercado, diga-se), a novatos, como o Chevrolet Onix Activ.

LEIA TAMBÉM: Confira os sedãs e hatches mais econômicos do Brasil

Publicidade

FIAT PALIO FIRE WAY

 

 
Preço: R$ 34.480

Motor: 1.0, 73/ 75 cv (e/g)

Cidade: 8,3/ 12,0 km/l. Estrada: 9,8/ 14,2 km/l (e/g)

Publicidade

O modelo é bem básico de série. Para ter direção hidráulica e travas e vidros elétricos é preciso desembolsar mais R$ 2,6 mil no pacote opcional. Já para ter ar-condicionado são mais R$ 3,4 mil. A soma no valor do carro para ter esse mínimo de conforto chegaria a R$ 40,5 mil.

A versão Fire Way traz suspensão elevada, farois biparábola com máscara negra, molduras nas caixas de roda e detalhes estéticos exclusivos.

FIAT MOBI WAY

 

 
Preço: R$ 39.890
Publicidade

Motor: 1.0 flex, 73/ 75 cv (e/g)

Cidade: 8,9/ 12,6 km/l. Estrada: 9,7/ 14,2 km/l

Já é mais equipado que o Palio. Vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo e vidros dianteiros e travas elétricos. A versão é responsável por ⅓ das vendas do Mobi.

Recebe o mesmo tratamento que as outras configurações Way da Fiat, como um ligeiro aumento da altura em relação ao solo, barras longitudinais no teto, para-choques diferenciados e molduras nas caixas das rodas.

No acabamento Way On (R$ 44.460), o subcompacto vem com a tecnologia Live On que se conecta o celular ao carro e o transforma em central multimídia e computador de bordo.

Publicidade

FIAT UNO WAY

 

 
Preço:R$ 42.970

Motor: 1.0, 72/ 77 cv (e/g)

Cidade: 9,1/ 12,8 km/l. Estrada: 10,1/ 14,0 km/l (e/g).

Publicidade

A renovação da linha 2017 trouxe mais modernidade ao veterano modelo. A começar pelo novo propulsor de três cilindros da família FireFly, que trouxe mais força em rotação baixas e menor consumo. Na opção Way 1.3 (R$ 47.460), com quatro cilindros, ele desenvolve 101/109 cv (e/g).

A versão sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, volante multifuncional, faróis de neblina, start-stop ( desliga e liga o veículo automaticamente em paradas rápidas no trânsito) e, principalmente, controles de tração e estabilidade.

Há ainda o kit opcional Tech (R$ 3,7 mil) que agrega chave canivete com telecomando, rádio Connect e com comandos no volante, retrovisores elétricos com tilt down (baixa automaticamente ao se engatar a ré), vidros traseiros elétricos, entre outros.

No câmbio automatizado Dualogic, o Uno Way sobe para R$ 51.990 e acrescenta borboletas atrás do volante para a opção manual da troca de marchas.

VOLKSWAGEN CROSS UP!

 
Publicidade

 
Preço: R$ 50.784

Motor: 1.0, 82/ 75 cv (e/g)

Cidade: 9,6/ 14,2 km/l. Estrada: 10,1/ 15,3 km/l (e/g)

O pequenino vem com direção elétrica; vidros dianteiros e travas elétricos; chave canivete com telecomando; preparação para som sensor de ré; retrovisores externos com ajuste elétrico e luz de seta integrada; faróis de neblina; e rodas de liga aro 15.

Publicidade

Para ganhar o estilo off road, o modelo recebeu pintura prateada; tomada de ar inferior com divisórias hexagonais; contornos cromados nos faróis de neblina; miolo do para-choque traseiro também em tom prata; rack de teto; friso lateral preto com o nome da versão; e soleira em alumínio também com emblema ‘cross up!’.

A linha Cross ainda tem a opção automatizada i-Motion (R$ 54.160) e a turbinada 1.0 TSI (R$ 54.876). Vale lembrar que o up! continua a ser o carro mais seguro de seu segmento segundo o Latin NCap.

CHEVROLET ONIX ACTIV

 

 
R$ 57.490
Publicidade

Motor: 1.4 flex, 98/ 106 cv (e/g)

Cidade: 8,3/ 12,4 km/l. Estrada: 9,4/ 13,8 km/l (e/g)

O Onix passou por uma reestilização e nela a Chevrolet aproveita para inserir seu hatch no filão ‘aventureiro urbano’. A nova versão Activ. O carro ganhou suspensão elevada, pneus maiores e rodas exclusivas e rack de teto, além de um painel redesenhado, em duas cores, e com um grafismo que se une às forrações de porta.

Ele oferece ainda sistema Mylink 2 associado ao Onstar e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, direção elétrica, câmera de ré, sensor de chuva, faróis de neblina, luz posição em led, monitoramento de pressão de pneus, retrovisores elétricos, ar-condicionado,computador de bordo, controlador de velocidade cruzeiro, vidros e travas elétricos, volante multifuncional.

O Activ conta ainda com a versão automática, com opção de trocas manuais, por R$ 62.590.

Publicidade

RENAULT SANDERO STEPWAY

 

 
R$ 58.120

Motor: 1.6, 98/106 cv

O porte avantajado e faz um enorme e a maior altura da suspensão fazem desta versão um sucesso de vendas, superando seus concorrentes diretos Volkwagen CrossFox e Hyundai HB20X.

Publicidade

Os adereços visuais deixam o modelo com um aspecto jovial. Apliques pretos aparecem na dianteira, na traseira e nas laterais, enquanto os faróis e lanternas são escurecidos. Destaque para os detalhes prateados na parte de baixo dos para-choques (na frente e na traseira) e no rack no teto.

Por dentro, o modelo exibe acabamento sempre laranja nas molduras de instrumentos, saídas de ar e costuras de bancos. Vem de série com direção hidráulica, ar digital, retrovisores, vidros e travas elétricos, rodas de liga aro 16, multimídia com tela de 7” e GPS e sensor de ré.

A versão conta também com a opção de transmissão automatizada Easy’R (R$ 61.740).

TOYOTA ETIOS CROSS

 

 
Publicidade
R$ 59.120

Motor: 1.5, 102/ 107 cv (e/g)

Cidade: 8,3/ 12,4 km/l. Estrada: 9,8/ 14,1 km/l (e/g)

O hatch não teve a suspensão elevada como nos rivais. A Toyota preferiu apostar no visual pesado ‘ fora da estrada’ para atrair o consumidor. Até um santantônio prateado foi colocado para contornar a grade do radiador, conferindo um aspecto mais agressivo ao modelo.

Também os para-choques e molduras laterais passam a sensação de mais robustez ao carro. Detalhes prateados estão no acabamento inferior das portas e no para-choque traseiro. Há ainda aerofólio e rodas de liga aro 15.

Publicidade

Um destaque é belo casamento entre o motor e o câmbio (de seis velocidades), mostrando agilidade e o conforto na direção, que por sinal é elétrica.

O Etios Cross ainda disponibiliza volante multifuncional, ar-condicionado, computador de bordo, Isofix (fixação da cadeirinha infantil), vidros e travas elétricos, sistema de com com USB e Bluetooh. A versão automática de quatro velocidades sai por R$ 64.230.

HYUNDAI HB20X

 

 
R$ 58.355
Publicidade

Motor:1.6, 122/ 128 cv (e/g)

Cidade: 8,3/ 11,6 km/l. Estrada: 9,8/ 13,4 km/l (e/g)

É um dos visuais mais interessantes do segmento ‘off road de boutique’. Além dos tradicionais aumento da altura livre do solo e barra de teto, o modelo vem ainda com que uma grade com detalhes cromados que simulam um ‘quebra-mato’.

De fábrica, chega com direção elétrica, ar-condicionado, rodas de liga aro 16 com acabamento diamantado, computador de bordo, vidros e travas elétricos, sistema de som com USB/bluetooth e Isofix.

O modelo pode vir com caixa automática (R$ 62.855). A configuração Premium (R$ 65.355) oferece também luz diurna em led, airbag lateral, sensores de ré e crepuscular

Publicidade

FIAT STRADA ADVENTURE

 

 
R$ 66.280

Motor: 1.8, 130/ 132 cv (e/g)

Publicidade

Cidade: 7,0/ 10,0 km/l. Estrada: 7,7/ 11,2 km/l (e/g)

Líder de vendas entre as picapes, a Strada também tem a sua versão ‘lama’. O modelo traz o recurso a inédita terceira porta, que é muito conveniente ao facilitar o acesso ao banco de trás.

Também vem equipada com bloqueio do diferencial, para incursões em ambientes fora de estrada, e é capaz de transportar 680 l de carga.

A versão de entrada é a com cabine estendida. Ela vem com direção hidráulica, ar-condicionado, volante multifuncional, capota marítima, chave canivete com telecomando, computador de bordo, suspensão elevada e retrovisores, vidros e travas elétricos.

A picape dispõe ainda das configurações com cabine dupla (R$ 73.130) e câmbio automatizado Dualogic (R$ 77.600).

Publicidade

VOLKSWAGEN SAVEIRO CROSS

 

 
R$ 69.411

Motor: 1.6, 110/ 120 cv (e/g)

Cidade: 7,5/ 10,7 km/l. Estrada: 7,9/ 10,8 km/l (e/g)

Publicidade

Ela é mais completa que a rival Strada em tecnologia. Além de trazer o bloqueio do diferencial, há controles de estabilidade e de tração (ausentes na Strada), assistente de subida e de descida (hill holder) - aplica o freio automaticamente em ladeiras -, freios ABS com função off-road, e uma central multimídia com design e funcionalidades iguais às do Golf.

A Saveiro Cross leva até 580 l de carga em sua caçamba. De série, entrega direção hidráulica, ar-condicionado, volante multifuncional, computador de bordo, sensores de ré, rodas de liga, vidros, retrovisores e travas elétricos, entre outros.

Disponível em duas configurações: com cabine estendida (R$ 69.411) e cabine dupla (R$ 72.582).