O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) realizou um estudo similar a pesquisas feitas nos EUA e na Inglaterra, sobre a eficiência do sistema de freios ABS (anti-lock brake system). Durante os testes, avaliou o desempenho de motoristas comuns em veículos com e sem ABS para verificar suas opiniões sobre a importância de ter esse sistema e se ele estaria disposto a pagar pelo item.
Foram levados em conta veículos lançados no país até o dia 20 de julho. Uma das conclusões foi de que o item é muito pouco disponibilizado pelos fabricantes. Levando-se em conta os carros hatchback (sem porta-malas saliente) compactos caso de Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Fiesta e Renault Clio, que em julho responderam por 56,75% dos licenciamentos , apenas 8% tinham ABS de série 31% oferecem o item como opcional e 61% não têm. Quem quiser adquirir o ABS como opcional tem de desembolsar R$ 2.150 (no Clio hatch 1.6) a R$ 15.190 (no Fiesta hatch 1.6). Isso porque muitas vezes ele só é vendido em pacotes que vêm com vários outros itens.
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