As cores bege e azul são exclusivas da série especial Final Edition do Beetle.| Foto: Volkswagen/ Divulgação

Para a Volkswagen e milhões de fãs o Fusca ainda sobrevive na pele do Beetle, como é chamada a versão moderna do simpático modelo apresentado em 1934. Mas essa trajetória de 84 anos chegará ao fim em 2019.

CARREGANDO :)

A fabricante alemã anunciou que deixará de produzir oficialmente o modelo e para marcar a despedida fará uma série especial do carro, batizada de Final Edition, para ser vendida nos Estados Unidos em quatro configurações.

>> Saiba como pagar multa pelo celular com 40% de desconto

Publicidade

O Fusca derradeiro estará disponível nas carrocerias cupê e conversível, com dois níveis de acabamento e equipamentos, SE e SEL, e cinco opções de cores - as tradicionais branca, preta e cinza e as exclusivas tonalidades azul e bege.

Todas as versões do Beetle (Besouro, em inglês) virá equipada com abertura das portas e partida do motor por chave presencial, ar-condicionado automático, assistência de pontos cegos e três opções de cores para iluminação interna.

O New Beetle, versão moderna do Fusca, foi lançado em 1998. Produzido no México, chegou ao Brasil um ano depois.<br> 

>> Volkswagen anuncia novo carro para aposentar o Gol

A versão mais completa terá roda de liga aro 18 (17 na SE), central multimídia com navegador GPS, sensor de ré faróis bixenônio com luz diurna em led.

Publicidade

Debaixo do capô o mesmo conjunto mecânico atual: motor 2.0 TSI, de 175 cv e 25,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seus marchas.

O New Beetle estreou mundialmente em 1998, chegando ao Brasil um ano depois, com produção no México.

A Volkswagen informa que não há planos para um substituto do Fusca nos próximos anos, uma vez que a marca foca nos EUA carros maiores com proposta familiares. A marca apostará, no caso, na produção do I.D. Buzz, uma releitura 100% elétrica da Kombi.

>> Carteira ‘vitalícia’: regras para a renovação da CNH podem mudar

Publicidade

A trajetória do Fusca:

  • 1934 - Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois.
  • 1936 - Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível.
  • 1939 - Mal os ‘besouros’ começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, a produção é interrompida para a montagem de veículos militares.
  • 1947 - Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA.
  • 1950 - Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha.
  • 1959 - O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos.
  • 1986 - Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. O sedã volta em 1993, mas logo é deixado em 1996.
  • 1998 - Surge o New Beetle, a releitura moderno do velho Fusca. O carro é produzido no México e exportado para outros mercado, incluindo o Brasil a partir de 1999.
  • 2012 - O Beetle muda de geração e a Volks decide resgatar os nomes como o modelo popular era conhecido em diferentes país. No Brasil, vou a chamar Fusca, na França, Coccinelle, e na Itália, Maggiolino.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM