Além de ser palco dos grandes lançamentos e carros-conceito, a edição deste ano do Salão Internacional de Genebra, na Suíça, também está sendo considerada uma espécie de marco da turnê dos automóveis verdes pela Europa em 2010. Das 75 marcas listadas pela organização do evento na categoria carros de passeio, 33 delas estarão com automóveis elétricos e híbridos em seus estandes. A organização da mostra, que será realizada de 4 a 14 de março, espera 700 mil visitantes.
Grande parte das novidades que estarão na mostra, como o Citroën DS3 Racing, Audi A1, Bentley conversível, BMW M3 Competition, Jaguar XKR, Mini Countryman, Porsche 911 Turbo S, Renault Sport Clio e Volkswagen CrossPolo, já tiveram seus detalhes antecipados pelos fabricantes. O Citroën DS3 Racing, por exemplo, é uma versão mais apimentada do hatch DS3, que será lançado ainda neste primeiro semestre no Brasil. O modelo terá um motor turbo 1.6 de 200 cavalos. Entre os itens de estilo, o carro ganhou novos spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e um difusor traseiro.
A Volkswagen mostra o novo CrossPolo, que como todo modelo com apelo aventureiro, ganhou detalhes que fazem alusão aos utilitários esportivos. O carro terá seis opções de motorização com potências de 75 cv, 90 cv e 105 cv. A Jaguar irá lançar o modelo 2011 do cupê XKR, que terá dois novos kits de opcionais de estilo e performance. Sua velocidade máxima passou de 250 km/h para 280 km/h.
A Nissan promove o lançamento do crossover compacto Juke. Para o mercado europeu, o carro será equipado com três opções de motores, sendo um 1.5 diesel, de 111 cv, e dois 1.6 a gasolina um aspirado de 118 cv e outro turbo de 192 cv.
O novo compacto A1, que irá desembarcar em 2011 no Brasil, será o grande destaque da Audi. A versão de entrada vem equipada com motor 1.2 TSFI de 86 cv e 16,3 kgfm, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.
A Peugeot estará com o conceito 5 By, que adianta o futuro 508. O modelo substituirá, de uma vez só, os sedãs 408 e 607 e ditará um novo padrão visual para a marca. A grade, por exemplo, perde o formato de boca e fica mais parecida a um trapézio. Os faróis deixaram a lembrança de um olho de gato de lado e ficaram mais tradicionais, com um desenho afilado e formado por LEDs. Debaixo do capô, o 5 By Peugeot carrega um sistema híbrido com um motor a diesel de 2.0 litros e 163 cv no eixo dianteiro e um elétrico no traseiro com 37 cv de potência.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast