No próximo domingo ocorre em Curitiba a segunda das 12 etapas da Copa Nextel Stock Car 2007, além das disputas das categorias Stock Car Light e Stock Jr. Principal categoria do automobilismo brasileiro, a competição está cheia de novidades para esta temporada. Uma delas é a entrada da Peugeot com o 307 Sedan que agora compete ao lado do Chevrolet Astra Sedan, Volkswagen Bora e Mitsubishi Lancer.
Os carros, apesar de diferentes por fora, são praticamente idênticos por dentro, tornando as corridas mais competitivas. Todos têm motores 5.7 litros, V8, com 450 cavalos de potência. Os pilotos também contam agora com um botão para acionar o sistema de nitro, um gás sob alta pressão. Com ele, haverá um acréscimo de potência nos motores, durante alguns segundos, para realizar ultrapassagens. Este recurso só pode ser usado, no máximo, três vezes, num total de 18 segundos. A gasolina usada nas provas também é nova. Sai a usada no ano passado, com chumbo, e entra uma gasolina ecologicamente correta, desenvolvida pela Petrobrás, sem álcool e sem chumbo. Um carro gasta aproximadamente 200 litros de gasolina por etapa.
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Este ano, o número de pilotos cresceu. São 47 disputando as 38 vagas do grid de largada (foto) e uma premiação total de R$ 3,5 milhões;
A segunda etapa será disputada no traçado misto do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, com 3.695 metros de extensão. Sua programação oficial começa na sexta-feira com os primeiros treinos oficiais das três categorias;
No Brasil, a Stock Car foi criada em 1979, para ser uma alternativa à extinta Divisão 1 (D1), que corria com as marcas Chevrolet (Opala) e Ford (Maverick);
Sete ex-pilotos da Fórmula 1 participam da Stock Car. São eles: Ingo Hoffmann, Chico Serra, Raul Boesel, Luciano Burti, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta.
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