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O Salão Internacional de Motocicletas e Scooters, o NEC Bike Show 2006, em Birmingham, Inglaterra, que começou na sexta-feira da semana passada e fecha as suas portas no dia de hoje, já foi visitado por mais de 150 mil pessoas. Entre as grandes novidades apresentadas algumas devem aparecer em breve no Brasil. É o caso da versão 2007 da superesportiva Yamaha YZF R-1, totalmente modernizada.

É a quinta geração deste modelo, considerado um verdadeiro "bólido". A Yamaha produziu, com ajuda da eletrônica e muita tecnologia, um novo motor quatro cilindros em linha, com 998 cm3 de cilindrada e potência de 180 cv a 12.500 rpm, que sobe para 189 cv, com ajuda da pressurização do ar em altas velocidades.

Outra novidade presente neste evento foi a nova Honda Hornet 600, recém lançada na Europa. Completamente nova, agora ela usa o motor da poderosa superesportiva CBR 600RR, modelo 2007, com injeção eletrônica, enquanto a antecessora, que é importada oficialmente para o Brasil, é equipada com o propulsor da CBR 600F de 1997. O visual tem proposta mais radical e jeitão street fighter (guerreiro urbano), além de escape, quadro, rodas, freios, painel e farol totalmente novos. Para mudar o visual, a matriz japonesa recorreu à sua filial na Itália, que aplicou o estilo italiano no modelo. O resultado foi uma moto moderna, mais agressiva, com farol assimétrico de duas lâmpadas e painel que lembra um pouco a também italiana Cagiva Raptor. O motor da superesportiva CBR 600RR foi devidamente ‘amansado’ para equipar a nova Hornet 600. O motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração líquida é equipado com injeção eletrônica de última geração, que rendem 102 cv a 12 mil rpm e torque de 6,35 kgfm a 10.500 rpm. Esta Hornet só deve aparecer em 2008 no Brasil.

Outra moto aguardada no Brasil é a Tiger 900, carro-chefe da marca inglesa Triumph no Brasil. A motocicleta, de caráter on-off, foi revigorada pela marca e se transformou em uma moto completamente nova. O visual de formas arredondadas, com grafismo imitando a pele de um tigre estilizada, foi substituído por uma ‘carroceria’ com ângulos um pouco mais retos, conforme a tendência atual. Os dois faróis redondos também foram substituídos por um conjunto, com olhos levemente puxados. O motor continua com a mesma arquitetura de três cilindros em linha, mas a potência que era de 104 cv a 9.500 rpm saltou para 114 cv a 9400 rpm. A Tiger chega no segundo semestre de 2007.

A nova Kawasaki GTR 1400 só será lançada no fim do próximo ano, mas já está criando um inusitado problema de classificação. Com um supermotor de quatro cilindros em linha, que rende 200 cv de potência, em alguns mercados receberá o nome de Concours, se tornou a moto de série mais potente do mundo. Para viajar, as bolsas laterais pintadas na cor da moto e o pára-brisa regulável eletricamente são de série. No painel também estão o navegador por satélite e o computador de bordo. Para manter a pressão ideal dos pneus, calçados em rodas de liga leve de 17 polegadas, conta com um sistema de enchimento automático. No evento também destacam-se a BMW G650 Xmoto, a Harley-Davidson X1200 e muitas outras.

Mais informações no site(www.motorcycleshow.co.uk).

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