A 12.ª edição do Salão de Xangai, que terminou ontem, só confirma que os chineses estão cada vez mais investindo em design e tecnologia. Entre as atrações, o novo Chery Tiigo, jipinho que será produzido no Uruguai até o fim do ano e modelos, ainda conceitos, que em breve estarão chegando às ruas, como o futuro Audi Q5 e um novo cupê da BMW.
Quase o Audi Q5
O futuro jipe compacto Audi Q5 teve seu visual antecipado em Xangai com a apresentação do conceito Audi Cross Coupé. Com desenho arrojado, 4,38 metros de comprimento e silhueta elevada, o veículo traz teto-solar elétrico dobrável e motor turbodiesel 2.0 de 204 cv.
Um cupê chinês
A chinesa Geely revelou o futuro cupê Meirenbao II. O protótipo, de duas portas, chama atenção pelas linhas muito arrojadas. Destaque para os vincos na carroceria e, principalmente, pela frente que lembra a dos Alfas, mas com um grade exclusiva.
Futuro esportivo da BMW
Ainda conceito, o cupê de quatro portas CS foi a grande atração da BMW em Xangai. Apesar de ter 5,1 metros de comprimento, o modelo comporta somente quatro pessoas. Sob o capô, um motor 6.0 V12. O CS irá competir, quando entrar em linha, com o Mercedes CLS.
Muito mais que um sedã
A Buick, divisão da General Motors, apresentou o sedã Park Avenue. Com 5,17 metros de comprimento, o carro oferece itens como massagem nos bancos e partida remota que permite ligar o motor V6 de 250 cv à distância de 60 metros. Será vendido, inicialmente, apenas na China.
Rumo ao Uruguai
Um dos destaques da Chery é a sexta geração do Tiigo, o jipinho compacto que a montadora chinesa começa a produzir até o fim do ano no Uruguai. Além do visual mais moderno (que lembra o do Toyota RAV-4), o modelo ganhou inéditos motores 2.0 TCI e o 3.0 V6 VVT.
Um concorrente do Golf
A chinesa Brilliance lançou em Xangai o novo FRV, um hatchback médio para concorrer com o Golf naquele mercado. Com inspiração de desenho no BMW Série 1 em alguns ângulos, o carro tem design moderno. O motor de 1.6 litro tem potência de 108 cv.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast