Frankfurt (Alemanha) Pequenos carros tipicamente urbanos contrastam com os automóveis mais sofisticados do mundo e protótipos que projetam a tendência da indústria automotiva no futuro. Este é o resumo da 61.º edição do Salão de Frankfurt, maior feira do mundo e que até o seu encerramento no próximo dia 25 de setembro (domingo) deve receber mais de um milhão de visitantes.
Entre os modelos expostos e já com passaporte carimbado para o Brasil aparecem o Volkswagen Eos, um cupê conversível de quatro lugares e que na Europa terá dois motores de 2.0 litros: aspirado de 150 cv e turbo de 200 cv. Os novos sedãs da Mercedes-Benz Classe S, nas versões 500 e 600, já desembarcam por aqui em dezembro deste ano. Repleto de aparatos tecnológicos, este carro traz até um sistema monitorado por radar, que reduz a velocidade, freia e até pára o veículo para manter uma distância segura dos veículos da frente. O utilitário esportivo Q7 e o A4 Cabriolet são as novidades da Audi. O Q7 com motor V8 4.2 chega em setembro de 2006.
A Toyota mostra a terceira geração do utilitário esportivo RAV4. Com novo sistema de tração nas quatro rodas, o carro terá dois motores a gasolina e um diesel. Além do novo Clio que entra em sua terceira geração na Europa, a Renault exibe o Logan, modelo que será fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, em 2007.
Peugeot 206 sedã, Passat Perua, Porsche Cayman (motor 3.4 de 295 cv) e Jaguar XK (motor V8 4.2 de 300 cv) são outros modelos destinados para o Brasil. Além deles, alguns carros mostrados no salão antecipam modificações futuras em modelos nacionais. É o caso do Fiesta europeu que está com nova frente e o Fiat Grande Punto que inspira a próxima geração do Palio. A picape Isuzu pode dar a idéia dos traços da nova Chevrolet S10.
Conceitos
Pelo lado dos conceitos aparecem o Mini Concept, uma caminhonete com duas enormes portas dianteiras, painel futurista e um grande teto de vidro. A marca Mini pertence a BMW que, por sua vez, mostra o Z4 Coupe Concept. Inspirado no conversível de mesmo nome, o modelo está com um motor 3.0, de seis cilindros, que rende 265 cavalos.
O Smart Crosstown é um jipinho híbrido, com um motor de 698 cm3 a gasolina e outro elétrico. Já bem maior, o Opel Antara GTC é um jipão de 4,53 m de comprimento e apenas duas portas. Seus faróis e lanternas são com leds. Sob o capô, um motor 1.9 turbo com 212 cv.
O Jeep Compass mais parece uma musculosa minivan 4X4. Suas maçanetas são embutidas na coluna e o veículo pode receber um motor 2.4 a gasolina ou um 2.0 a diesel. O conceito Patriot, também da Jeep, chega a recordar uma Cherokee com traços mais modernos.
A Citroën fez o seu conceito C-Sportlounge em cima da plataforma do C5. É um cupê com 4,50 m de comprimento e desenho radical. O seu interior parece de uma nave espacial. O Maybach Excelero é o conceito de um cupê de duas portas e equipado com motor biturbo de 12 cilindros que rende 700 cv. O protótipo da Maybach, divisão de carros de alto luxo da Daimler-Chrysler, lembra o carro do Batman.
Agora, diferente de tudo, o Peugeot Moovie é uma das atrações mais diferentes da feira. O conceito é um carro de apenas dois lugares e de duas rodas. Seu desenho foi inspirado na concha de um caramujo. A Toyota comparece com o conceito Endo, um carro urbano de desenho simpático, que reúne as principais inovações tecnológicas desenvolvidas pela marca.
Roberto Massignan Filho - Viajou a convite da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
Quem é Frei Chico, o irmão comunista de Lula citado no escândalo do INSS
Prisão de Collor aponta ambiguidade do STF após desmonte da operação Lava Jato
STF forma maioria para condenar mulher que pichou estátua com batom a 14 anos de prisão
Voto vencido, Fux refutou teses de Moraes em julgamento de Débora Rodrigues