Frankfurt (Alemanha) Pequenos carros tipicamente urbanos contrastam com os automóveis mais sofisticados do mundo e protótipos que projetam a tendência da indústria automotiva no futuro. Este é o resumo da 61.º edição do Salão de Frankfurt, maior feira do mundo e que até o seu encerramento no próximo dia 25 de setembro (domingo) deve receber mais de um milhão de visitantes.
Entre os modelos expostos e já com passaporte carimbado para o Brasil aparecem o Volkswagen Eos, um cupê conversível de quatro lugares e que na Europa terá dois motores de 2.0 litros: aspirado de 150 cv e turbo de 200 cv. Os novos sedãs da Mercedes-Benz Classe S, nas versões 500 e 600, já desembarcam por aqui em dezembro deste ano. Repleto de aparatos tecnológicos, este carro traz até um sistema monitorado por radar, que reduz a velocidade, freia e até pára o veículo para manter uma distância segura dos veículos da frente. O utilitário esportivo Q7 e o A4 Cabriolet são as novidades da Audi. O Q7 com motor V8 4.2 chega em setembro de 2006.
A Toyota mostra a terceira geração do utilitário esportivo RAV4. Com novo sistema de tração nas quatro rodas, o carro terá dois motores a gasolina e um diesel. Além do novo Clio que entra em sua terceira geração na Europa, a Renault exibe o Logan, modelo que será fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, em 2007.
Peugeot 206 sedã, Passat Perua, Porsche Cayman (motor 3.4 de 295 cv) e Jaguar XK (motor V8 4.2 de 300 cv) são outros modelos destinados para o Brasil. Além deles, alguns carros mostrados no salão antecipam modificações futuras em modelos nacionais. É o caso do Fiesta europeu que está com nova frente e o Fiat Grande Punto que inspira a próxima geração do Palio. A picape Isuzu pode dar a idéia dos traços da nova Chevrolet S10.
Conceitos
Pelo lado dos conceitos aparecem o Mini Concept, uma caminhonete com duas enormes portas dianteiras, painel futurista e um grande teto de vidro. A marca Mini pertence a BMW que, por sua vez, mostra o Z4 Coupe Concept. Inspirado no conversível de mesmo nome, o modelo está com um motor 3.0, de seis cilindros, que rende 265 cavalos.
O Smart Crosstown é um jipinho híbrido, com um motor de 698 cm3 a gasolina e outro elétrico. Já bem maior, o Opel Antara GTC é um jipão de 4,53 m de comprimento e apenas duas portas. Seus faróis e lanternas são com leds. Sob o capô, um motor 1.9 turbo com 212 cv.
O Jeep Compass mais parece uma musculosa minivan 4X4. Suas maçanetas são embutidas na coluna e o veículo pode receber um motor 2.4 a gasolina ou um 2.0 a diesel. O conceito Patriot, também da Jeep, chega a recordar uma Cherokee com traços mais modernos.
A Citroën fez o seu conceito C-Sportlounge em cima da plataforma do C5. É um cupê com 4,50 m de comprimento e desenho radical. O seu interior parece de uma nave espacial. O Maybach Excelero é o conceito de um cupê de duas portas e equipado com motor biturbo de 12 cilindros que rende 700 cv. O protótipo da Maybach, divisão de carros de alto luxo da Daimler-Chrysler, lembra o carro do Batman.
Agora, diferente de tudo, o Peugeot Moovie é uma das atrações mais diferentes da feira. O conceito é um carro de apenas dois lugares e de duas rodas. Seu desenho foi inspirado na concha de um caramujo. A Toyota comparece com o conceito Endo, um carro urbano de desenho simpático, que reúne as principais inovações tecnológicas desenvolvidas pela marca.
Roberto Massignan Filho - Viajou a convite da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast