Faltando menos de um mês para a abertura da edição 2006 do Salão do Automóvel de Detroit (EUA), que ocorre de 8 a 22 de janeiro, várias montadoras já estão antecipando suas novidades.
A Ford terá como grande atração o modelo Edge, sua nova opção de crossover (mistura de perua e utilitário esportivo). O Edge será equipado com propulsor 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas. Além disso, duas subsidiárias da Ford vão mostrar crossovers derivados do Edge (o visual de cada um é diferenciado). A Mazda terá como atração o CX-7, uma versão mais esportiva e a Lincoln, o Aviator, a opção mais luxuosa. O Ford Edge será o veículo mais acessível.
A DaimlerChrysler já confirmou a estréia do Mercedes-Benz Classe GL, evolução do atual Classe G (que continuará a ser produzido). Com nada menos que 5,08 metros de comprimento, o jipão é fruto da sinergia entre Mercedes e Chrysler. O resultado é uma espécie de Grand Cherokee com frente de Classe M.
A principal novidade da marca Toyota será o novo Camry, o sedã mais vendido nos Estados Unidos e que também é comercializado no Brasil. Infelizmente, por enquanto, o visual do modelo está sendo mantido em segredo.
Entre os superesportivos, a grande atração será mostrada pela Saleen, pequeno fabricante norte-americano. A montadora irá expor uma versão "apimentada" do S7, que vai oferecer assombrosos 1.000 cv (1 cavalo a menos que a potência total oferecida pelo Bugatti Veyron). Outro número superlativo é o preço do modelo de dois lugares: R$ 1,7 milhão (US$ 605 mil). A versão convencional custa US$ 550 mil e tem motor biturbo V8 de 750 cv.
O Salão de Detroit de 2006 vai marcar ainda a "invasão chinesa" nos Estados Unidos, pois uma marca já confirmou participação na mostra. A montadora Geely Automobile vai exibir o sedã médio Ziyoujian, que traz motor de quatro cilindros e 105 cv. A Gelly pretende iniciar exportação para os Estados Unidos em 2007.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast