O segmento dos compactos Premium ganhou na semana passada um representante que promete agitar o mercado. A Audi anunciou oficialmente a chegada do A3 Sport 2.0 TFSI, hatch de duas portas. O modelo impressiona pelo elevado desempenho, graças ao motor turboalimentado que desenvolve 200 cavalos de potência máxima. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos e a velocidade máxima alcança 238 km/h com torque máximo de 28,5 kgfm entre 1.800 e 5.000. A versão da fabricante alemã tem preço sugerido de R$ 110 mil.
Além da força do propulsor, outro destaque do carro é o controle de largada utilizado na Fórmula 1. Para acionar o dispositivo, o condutor precisa posicionar a alavanca seletora da transmissão na posição "S", desativar o sistema de controle da estabilidade através da tecla "ESP Off" no painel e em seguida zerar o hodômetro parcial. Feito isso, o motorista fica com o pé esquerdo no freio e acelera com o direito, como os pilotos fazem atualmente numa largada de F-1. Ao ultrapassar a barreira dos 3.000 rpm o sistema mantém a rotação do motor estável, mesmo que o acelerador seja acionado até o fim de seu curso. Segundo a marca dos quatro anéis, ao tirar o pé do pedal do freio, o carro "larga" em rápida aceleração, extraindo a máxima performance do motor com total tração das rodas e sem perda da aderência.
Outro diferencial do modelo é o câmbio S tronic de seis velocidades, com sistema de dupla embreagem que oferece trocas mais rápidas ao mesmo tempo em que minimiza o consumo de combustível. Uma das duas embreagens é responsável pelas marchas pares e pela ré, a outra pelas marchas ímpares. A vantagem: as trocas ocorrem em menos de 0,2 segundos e sem nenhuma interrupção na transmissão da potência do motor para as rodas.
O S tronic reúne as características esportivas de uma caixa de câmbio manual com as vantagens de uma automática e o condutor ainda pode optar pelas trocas manuais na alavanca de câmbio ou ainda pelos paddles no volante (tipo "borboleta"), como em um carro de F-1.
A caixa de direção também é diferenciada. Equipada com sensores de torção, ela ajuda o carro a retomar o caminho em linha reta, depois de contornar uma curva, A unidade de comando do sistema reconhece o esforço feito no volante e aciona um motor elétrico que leva as rodas para a posição desejada. Esse trabalho é feito em conjunto com os sistemas ESP (estabilidade) ABS (freios) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). O ESP que tem como principal objetivo a estabilização dinâmica da carroceria em caso de mudança brusca de trajetória, como, por exemplo, desviar de obstáculo com o veículo em alta velocidade, em pista escorregadia.
O modelo vem ainda equipado de série com spoiler traseiro (o mesmo do esportivo S3) e rodas pintadas na cor cinza grafite de aro 17, com pneus 225/45 R17. Detalhes em alumínio nas entradas de ar, interruptores e console central acentuam o caráter Premium do automóvel. Os instrumentos têm mostradores pretos e agulhas vermelhas que aguçam a percepção de precisão e de tecnologia avançada. Painel de instrumentos e computador de bordo ganharam novo padrão.
O pacote de itens de série inclui ainda piloto automático, volante esportivo em couro multifuncional, air bags frontais e laterais dianteiros, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, assistente de partida na subida, entre outros.
O conjunto ótico é outro ponto importante do carro. Os faróis diurnos com LED garantem a visibilidade do A3 Sport em qualquer condição de iluminação externa. A ativação e desativação automática podem ser selecionadas conforme a preferência na regulagem no veículo. Quando as lanternas forem ativadas pelo sensor de luz e chuva, os faróis diurnos serão automaticamente desligados. O consumidor pode optar por seis versões diferentes de cores externas.
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