| Foto: Divulgação / Audi

Veneza é uma das mais antigas e belas cidades no mundo. Com seus 270 mil habitantes, dezenas de ilhas e centenas de canais, a cidade italiana é única. É foi justamente aqui, entre uma gôndola e outra, que a Audi decidiu lançar a nova geração do A4. O modelo é o mais vendido da marca no mundo, com 12 milhões de unidades emplacadas.

CARREGANDO :)

O test drive foi entre pequenas cidades e estradas da região do Vêneto. Por fora e por dentro, o A4 é outro veículo, com cerca de 90% de peças novas. Ainda que no design exterior tenha ficado um pouco sereno demais em relação aos concorrentes, a novidade impressiona.

 
Publicidade

As linhas bem desenhadas e esportivas na frente e na traseira salientam a largura do carro. A grade Singleframe é ampla e baixa e os faróis são em led. Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do sedã aumentaram, mas seu peso foi reduzido em até 120 kg, dependendo da motorização. O Audi A4 também lidera a classe em termos de níveis de ruído, chegando a ter o mesmo do luxuoso A8.

Mas, é internamente que o novo A4 realmente se destaca. O painel apresenta uma ampla variedade de saídas de ar e boa ergonomia. A qualidade dos materiais também impressionam.

O pacote de tecnologia é farto. O foco neste quesito está concentrado em duas inovações. O cockpit virtual da Audi é um instrumento combinado totalmente digital. Ele apresenta uma tela LCD de 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

 
Publicidade

Saiba mais

Confira outros detalhes do novo A4:

Dimensões

4,73 m de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,43 m de altura.

Opcionais

Head-up display (projeção de dados no para-brisa) e Audi Virtual Cockpit. MMI Navigation Plus com MMI Touch e monitor MMI de 8,3”, incluindo Audi Connect, conectividade LTE e ponto wi-fi. Audi Phone Box com carregador por indução. O Audi connect oferece agora um controle remoto por meio de aplicativo de smartphone que checa e controla o carro.

Segurança

Piloto automático com tecnologia Stop&Go adaptativo, que freia e acelera automaticamente o veículo de acordo a velocidade do trânsito à frente.

Audi Active Lane Assist (ajuda o motorista a manter o veículo dentro das faixas, evitando uma colisão repentina ao cruzar outra pista) e Audi Side Assist (assistente de mudança de faixa).

Parking Assist, Rear Cross Traffic Assist (alerta de veículos atrás do motorista), Exit Warning (aviso de saída de estacionamento), Turn Assist (assistente de conversão, que imobiliza o carro em velocidades até 12 km/h, evitando acidente), Collision Avoidance assist (prevenção de colisões) e Audi Pre-sense City (avisa o condutor de colisões iminentes com outros veículos ou pedestres e dá início a uma travagem de emergência).

Já o MMI Navigation plus com MMI touch é visualizado através de um grande monitor de 8,3”, e toda a lógica de controle é semelhante a de um smartphone, incluindo uma função inteligente de pesquisa free-text.

Os passageiros podem navegar na internet e enviar e receber e-mails com seus dispositivos móveis por meio de um ponto de wi-fi, enquanto o motorista pode utilizar os serviços personalizados do Audi connect. O Audi phone box conecta os celulares à antena interna e os carrega por indução, segundo o padrão Qi.

O carro pode vir com o sistema de som Bang & Olufsen, com o inovador som 3D, que introduz a dimensão adicional da altura. Na parte de trás, os ocupantes podem se divertir ou se informar com Audi tablet conectado à internet.

Motorização

A geração atualizada do Audi A4 e A4 Avant será lançados na Alemanha com uma gama de sete motores, três TFSI e quatro TDI. Sua potência aumentou e vai de 150 cv a 272 cv, porém o consumo de combustível foi reduzido em até 21%. O A4 2.0 TDI ultra, por exemplo, obtém impressionantes médias de até 27 km/litro. Os números do Avant correspondente são de 26 km/l.

Publicidade

Há três tipos de câmbio: manual de seis marchas, a S tronic de sete marchas e a Tiptronic de oito velocidades. As transmissões automáticas agora oferecem uma função roda-livre para maior economia de combustível.

Esportividade

A dirigibilidade do carro impressiona pela estabilidade e pela esportividade na condução. Alternamos o nosso teste entre largas rodovias onde o carro alcançou grandes velocidades e em apertadas ruas de pequenos vilarejos italianos com muitas subidas e descidas.

O Audi A4 e A4 Avant oferece vários sistemas de assistência ao condutor. Ao todo são quase 30, muitos tirados do A8 e do Q7. Tem desde ajuda ao motorista para economizar combustível, passando pela auxílio para manter o carro na faixa com a mesma velocidade do veículo à frente sem precisar de nenhuma interferência do motorista, até o assistente de reconhecimento de sinais de trânsito por meio de câmeras.

O compartimento de bagagem do A4 Avant tem 505 litros de espaço. Já com os encostos dos bancos traseiros rebaixados, o volume pode chegar a 1.510 l. No A4 Sedan, a capacidade do porta malas é de 480 l.

A linha A4 será lançada até o fim deste ano na Europa e a chega ao Brasil no primeiro semestre de 2016.

Publicidade

Tudo começou com o Audi 80, há 43 anos

 

A família A4 começa na década de 70, já com o primeiro Audi 80, em 1972. Até 1995, foram produzidas quatro gerações do Audi 80, que foi substituído pelo Audi A4. O A4 número 5 milhões saiu da linha de montagem em março de 2011. A Audi produz a família A4 na sede principal da empresa em Ingolstadt desde 1994 e na fábrica de Neckarsulm, desde 2007.

Durante 43 anos, esses modelos passaram por constantes inovações. A filosofia “Vorsprung durch Technik” (avanço pela tecnologia) da Audi foi comprovada repetidas vezes. Exemplos são a tração quattro com diferencial central autoblocante, a carroceria totalmente galvanizada, a transmissão S tronic e o diferencial esportivo.

O A4 e as versões que o precederam também têm alcançado grande sucesso nas competições. A série produziu carros de rali legendários - o Audi Rallye quattro e o Audi Sport quattro - assim como carros para corridas no asfalto como o Audi 90 IMSA-GTO, o A4 quattro Supertouring e o A4 DTM.