Desempenho
Potente e confortável
O A5 Sportback chega em versão única ao Brasil. Seu motor é um quatro cilindros 2.0 TFSI, sigla que identifica o turbocompressor e a injeção direta de gasolina. Usado em outros modelos da Audi e do Grupo Volkswagen, entrega 214 cv (cavalos) de potência a 6.000 rpm e 35,7 kgfm de torque máximo entre 1.500 e 4.200 rpm. O motor é mais do que suficiente para uma tocada esportiva garantindo ultrapassagens seguras e sem sustos. O conforto na cabine é garantido aos quatro ocupantes (no banco traseiro só há lugar para duas pessoas) pela suspensão que confere um comportamento exemplar na estrada, com funcionamento silencioso e estabilidade constante. O sistema eletrônico de estabilidade (ESP) conta com bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dianteiro, que permite pequenas frenagens das rodas para controlar o veículo em curvas mais rápidas.
Segundo a Audi, o carro é equipado com um dispositivo semelhante aos KERS utilizado na Fórmula 1. Neste caso, o alternador transforma a energia da frenagem em eletricidade que é armazenada pela bateria e devolvida no momento da aceleração, o que reduz a carga do alternador e ajuda no consumo de combustível.
Oficialmente o Audi A5 Sportback, que herda o conjunto mecânico do A4 e tecnologia do A6, já foi lançado no primeiro semestre no Brasil. Porém, as primeiras unidades do carro, que custa a partir de R$ 189 mil, só serão entregues em novembro porque grande parte de sua produção está comprometida com o mercado europeu, onde o modelo tem grande aceitação.
De acordo com Sandro Amaro Maestrelli, gerente da Audi Munich, concessionária da marca em Curitiba, cinco unidades do A5 Sportback foram vendidas na capital e ainda há vários pedidos de informação. No mercado, o cupê quatro portas da Audi fica posicionado entre o Volkswagen Passat CC, que parte de R$ 174.290, e o Mercedes-Benz CLS, que custa R$ 319.300. A marca considera ainda como principal concorrente o BMW 120i (R$ 175 mil).
Suas linhas são atraentes e o carro chama a atenção por onde passa. Largo e baixo, ele possui contornos musculosos e o teto em forma de arco culmina em uma traseira curta. O aerofólio é totalmente integrado à tampa e às laterais e dá um efeito visual interessante. As quatro portas não têm molduras metálicas nos vidros e a tampa do porta-malas, que oferece 480 litros, se abre junto com o vidro, como nos cupês. Devido ao perfil esportivo, o modelo conta com rodas de 18 polegadas, montadas em pneus 245/40. Com 2,81 metros de entreeixos, o carro é o maior da linha Audi. O interior segue o padrão Audi. Sóbrio e sem grandes ousadias estilísticas, mistura alumínio, couro e Alcântara.
Os equipamentos de série são abundantes, como é comum no segmento Premium. Um deles é o Audi Infotainment, que através de uma tela de 6,5 polegadas no console central controla os sistemas de áudio, conexão Bluetooth, climatização e demais funções do veículo. Há airbags frontais e laterais dianteiros, controle de estabilidade ESP, faróis bixenônio com luzes diurnas iluminadas por LEDs, bancos esportivos com regulagem elétrica, sensores de chuva, faróis e estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião