Personalização
Para deixar o carro diferente
Como o Mini Cooper, o compacto da Audi pode ser personalizado, com pinturas e acabamentos que atendam o gosto específico de cada cliente. Essa personalização começa pela cor. São R$ 1.901 pelas opções metálicas (cinco) ou perolizadas (três). O arco do teto com tom diferenciado acrescenta R$ 1.350. Também há o pacote "conforto", que por R$ 6.900 inclui itens como sensores de estacionamento na traseira, controlador de velocidade de cruzeiro e retrovisor eletrocrômico. No "competition", a R$ 12 mil, há aerofólio na tampa traseira e apêndices na carroceria, entre outros acessórios. O carro pode receber teto solar (R$ 4.500), som (R$ 3.374) e sistema de partida por botão, a R$ 2.500.
São Paulo - Lançado mundialmente em 2010, o Audi A1 já está disponível nas revendedoras brasileiras, custando a partir de R$ 89.900. As primeiras 600 unidades serão destinadas a quem se cadastrou durante a pré-venda do modelo iniciada no Salão do Automóvel, em outubro do ano passado. A estimativa da marca é vender 3 mil exemplares até o fim de 2011. O modelo compete no mercado com o MINI Cooper e até o fim do ano também terá o luxuoso Citroën DS3 como concorrente.
Com 3,95 metros de comprimento, 1,74 metro de largura e 1,48 metro de altura, o A1 tem traços que o identificam como um legítimo Audi. Os faróis com iluminação diurna por LEDs e a grade trapezoidal aproximam o compacto aos consagrados A4, A6 e R8.
De lado, nota-se uma espécie de arco pintado em prata, que une as colunas "A" e "C". Já a traseira possui lanternas com desenho muito parecido com as do utilitário esportivo Q5, inclusive nos refletores retangulares.
O interior tem um bom nível de acabamento, mas é mais simples do que os outros carros da marca. As saídas de ar redondas remetem ao cupê TT, enquanto que o painel de instrumentos é bem parecido com seus "irmãos" mais requintados.
O A1 vem equipado de série com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, tela de navegação de 6,5 polegadas, faróis de xenônio plus com luzes diurnas em LED detalhe herdado de modelos maiores como o A8 , rodas de alumínio de 16 polegadas, controle de estabilidade (ESP), freios ABS, quatro airbags, banco traseiro bi-partido, direção com ajuste de altura e profundidade e sistema de som.
Entre os opcionais estão sistema keyless (a chave não precisa estar no contato para dar partida no veículo), ar-condicionado automático, teto solar panorâmico, sistema start-stop (que desliga o veículo quando para no semáforo ou em congestionamentos), rodas de aro 17", sensor de estacionamento, piloto automático e sensor de chuva. Com todos os equipamentos disponíveis o preço do carro sobe para R$ 126.715.
Motor esperto
O A1 vem equipado com o propulsor TFSI 1.4, que conta com injeção direta de combustível e turbocharger. Associado ao câmbio S-tronic, de 7 marchas e dupla embreagem, que pode ser acionado através da alavanca ou das borboletas atrás do volante, o conjunto desenvolve 122 cv de potência e velocidade máxima de 203 km/h. Ele gasta 8,9 segundos para chegar aos 100 km/h. De acordo com a marca alemã, o bloco tem consumo médio de 18,8 km/l de combustível.
Na estrada o A1 comprovou que é um verdadeiro esportivo. É firme, com direção precisa e suspensão bem calibrada, fazendo das curvas, uma diversão a mais ao guiá-lo. O desempenho do motor não deixa nada a desejar tanto em baixas como em altas rotações. E a transmissão de sete velocidades S-Tronic casa muito bem com o propulsor deixando o compacto bem espertinho.
O jornalista viajou a convite da Audi
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