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O motor 2.0 com turbocom-pressor e injeção direta desenvolve 180 cv e pode atingir 226 km/h de máxima | Divulgação/Audi
O motor 2.0 com turbocom-pressor e injeção direta desenvolve 180 cv e pode atingir 226 km/h de máxima| Foto: Divulgação/Audi
  • A versão Attraction recebeu o design atualizado da Audi
  • Comandos à mão do motorista e o acabamento sóbrio

Enquanto aguarda a vinda do Audi A3 sedã, o consumidor brasileiro que deseja ter na garagem um três volumes da Audi sem gastar cifras astronômicas tem a opção do A4 Attraction. A versão de entrada do carro está tabelada em R$ 123 mil (preço divulgado esta semana pela marca), porém o modelo já chegou a custar R$ 145 mil em 2012 (versão Ambiente).

A forte concorrência do sedãns premium BMW 320i (R$ 124.950) e do Mer­­cedes-Benz C180 (R$ 121.900) fez a marca das argolas baixar o valor do seu sedã médio premium. Digamos que o cliente da Audi pode adquirir um A4 com um preço bom e justo para o padrão brasileiro de mercado, onde os importados têm valores bem mais elevados do que em outros países. Nos EUA, por exemplo, o A4 começa em US$ 32,5 mil – perto de R$ 68 mil.

Além do status de dirigir um Audi, o comprador do A4 tem em mãos o prazer de acelerar um sedã com boa pitada de esportividade. O motor 2.0 turbo desenvolve 180 cv e 32 kgfm de torque, associado à transmissão CVT de oito marchas. É possível ir de zero a 100 km/h em 8,4 s, como comprovamos durante o test-drive promovido pela marca na Rodovia dos Imigrantes, entre São Paulo e Santos. A velocidade máxima chega a 226 km/h, mas aí, logicamente, não pudemos conferir na prática.

O que dá uma boa agilidade ao modelo é o câmbio CVT, que consegue tirar muita disposição do motor desde as rotações mais baixas. Para quem gosta do giro lá em cima, o Audi oferece o modo esportivo, que dá a sensação de um bom câmbio automático de oito marchas, com mudanças pela alavanca seletora ou pelos comandos atrás do volante (borboletas).

A Audi se preocupou em preservar boa parte do conteúdo oferecido no A4 Ambiente. Destaque para os controles de estabilidade e tração, faróis bi-xenônio e de neblina, luzes diurnas e lanternas traseiras com LEDs, airbags frontais, laterais e de cortina, além do ajuste elétrico do banco do motorista, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rádio com MP3 e Bluetooth. Revestimento em couro sintético, rodas de 17" e volante multifunção completam o pacote.

Mas, para reduzir o valor do carro, alguns componentes da Ambiente foram sacrificados, como teto solar, ajuste elétrico do banco do passageiro, acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa, sensores de estacionamento e o sistema Music Interface, que facilita comandar um reprodutor portátil de MP3. Alguns destes itens certamente farão falta àquele motorista mais exigente, porém nada que faça o cliente ter a impressão de estar comprando uma versão "depenada".

O único opcional do Attrac­­tion é o Multi Media Interface Plus, que traz sistema de navegação, comando de voz e memória interna para armazenar músicas.

Pelos dados acima é até possível encontrar outros modelos por valores semelhantes com mais potência e recursos de conforto e segurança, como Ford Fusion, Hyundai Azera e Kia Cadenza, no entanto, neste caso, o prestígio da marca Audi pode fazer a diferença na hora da escolha.

O jornalista viajou a convite da Audi

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