A Audi está disposta a tornar o motorista um passageiro o mais breve possível. E dá mais um passo para que a condução autônoma vire uma realidade, inclusive no Brasil.
A marca alemã lança no país a segunda geração do A5 Sportback - derivação de quatro portas do coupé -, que tem como principal novidade o assistente de engarrafamento (Traffic Jam Assist).
Ele permite ao sedã assumir a direção em trânsitos congestionados, numa velocidade até 65 km/h, possibilitando ao condutor tirar as mãos do volante e o pé dos pedais de freio e acelaração.
A tecnologia está disponível como opcional no modelo que chega às lojas em agosto com preços a partir de R$ 189.990 - o modelo pode ser adquirido em pré-venda a partir de julho.
LEIA MAIS: Novo Discovery vira o SUV mais sofisticado no Brasil; veja preços
Serão quatro versões disponíveis (veja abaixo) equipadas com o motor 2.0 TFSI, associado ao câmbio S-Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem. As potências variam de 190 cv e 252 cv.
Primeiro passo para o modo autônomo
O assistente de engarrafamento faz parte dos pacotes Assistance City e Assistance Tour. Neles estão também o controle de velocidade adaptativo, que mantém uma distância do veículo a frente a partir de uma velocidade programada, freando e acelerando automaticamente quando necessário, e o assistente de faixa (Active lane assist), que mantém o carro dentro das marcações da pista.
LEIA MAIS: Renault Duster ganha câmbio CVT e controle de estabilidade para ‘reaparecer’; veja preços
A combinação deste dois sistemas é que faz o veículo atuar de forma autônoma, sem a interferência do motorista. O dispositivo evita colisões com a traseira do carro à frente, numa desaceleração brusca, e até reconhecimento de pedestres em velocidades de até 30 km/h, prevenindo atropelamentos.
Caso a velocímetro ultrapasse os 65 km/h ou o trânsito no entorno se disperse, um aviso aparece no painel para que o motorista retome o controle do carro.
Painel de instrumento personalizável
O novo A5 traz outras novidades que farão brigar pela preferência dos consumidores de sedãs grandes premium. O modelo incorporou o Audi virtual cockpit com painel todo digital, lançado no Audi TT e hoje usado também pelo A3 Sedan e A4.
A tela de 12,3 polegadas de TFT com resolução de 1.440 x 540 pixels é personalizável. Nele, o motorista escolhe o que deseja exibir, de velocímetro e conta-giros em destaque ou no tamanho reduzido a tela de navegação por GPS e informações do sistema multimídia.
O modelo também passa a contar com alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes ao abrir as portas (um luz vermelha acende na porta avisando a aproximação de um ciclista ou carro) e assistente para evitar colisões.
Visual mais esportivo
A nova geração do A5 assume a nova linguagem visual da Audi, que valoriza os traços mais esportivos. O carro está mais baixo e com vincos marcantes pela carroceria, especialmente no capô, o que faz lembrar de veículos da Jaguar e Aston Martin.
LEIA MAIS: Dez erros para se evitar ao lavar o seu carro
Os faróis e lanternas ganharam um novo recorte, ficando mais horizontal na traseira. Na comparação com o modelo anterior, o sedã está ligeiramente maior. Ele tem 4,73 metros de comprimento (2 cm maior), 2,82 m de entre-eixos (1 cm maior) e 1,84 m de largura (1 cm menor). O que significa espaço de sobra para levar quatro adultos confortavelmente.
O porta-malas manteve os mesmos 480 litros e ganhou a abertura por gestos - basta passar o pé por debaixo do para-choque . A suspensão dianteira é composta de cinco braços, enquanto a traseira é multilink.
O motor 2.0, de 190 cv e 32,0 kgfm de torque, faz o sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir uma velocidade máxima é de 239 km/h. Já o 2.0, de 252 cv e 37,0 kgfm, permite o A5 chegar a 100 km/h em 6 segundos e alcançar 250 km/h, limitada eletronicamente.
Confira preços e versões
Attraction 2.0 190 cv
Ar-condicionado digital; bancos em couro sintético com ajustes elétricos; ajuste dos modos de direção; porta-malas elétrico; faróis de xenônio e lanternas em led; retrovisor antiofuscante; sensores de luz e chuva; 6 airbags; rodas de 17 polegadas; e acesso e partida sem chave nas mãos.
Ambiente 2.0 190 cv
Ambition 2.0 252 cv
+ quadro de instrumentos digital (Audi virtual cockpit) e configurável; bancos dianteiros esportivos; central multimídia com navegador 3D e interface para Android Auto e Apple Carplay; e rodas de 18 polegadas.
Ambition Plus 2.0 252 cv
+ ar-condicionado digital de 3 zonas; retrovisores rebatíveis eletricamente; teto solar panorâmico; faróis full led; head-up display; tampa traseira com abertura e fechamento elétricos; som da grife Bang &Olufsen em 3D; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de ré; e mais o pacote visual S-Line.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião