A Audi começa a vender no Brasil a linha 2016 do crossover Q3 com a opção de motor 1.4 turbo, de 150 cv, e design renovado. O utilitário compacto, que será fabricado a partir do primeiro semestre de 2016 em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, virá inicialmente importado da Espanha em cinco configurações, que além do bloco de 1,4 litro, oferecerá outro 2.0 turbo, de 180 cv e de 220 cv. Os preços partem dos R$ 127.190.
Segundo a montadora, o Q3 vem com uma nova família de motores 22 kg mais leve, que dispõem de mais força em menores rotações, o que contribui para arrancadas e retomadas. Por enquanto, a Audi não descarta a produção dos blocos 1.4 e 2.0 no Brasil. A escolha por um propulsor 1.4 flex também não está fora dos planos, já que a marca confirmou para setembro a fabricação de um motor flexível também de 150 cv para o Audi A3 Sedan e para o Volkswagen Golf, que compartilham da mesma plataforma.
Visual
O SUV compacto traz um desenho atualizado tanto por dentro quanto por fora. No exterior, a luz de neblina foi integrada ao farol dianteiro, que recebeu filetes em formato de ‘Y’. O para-choque da frente foi alargado nas laterais, assim como as luzes traseiras de neblina.
FOTOS: Veja mais imagens do carro
Agora, as ponteiras de escape de todas as versão são cromadas. Já no interior, o Q3 ganhou apliques cromados e vem com rádio entrada auxiliar e bluetooth.
Presente a partir das configurações intermediárias Ambiente, o porta-malas elétrico tem regulagem de abertura, o que facilita o fechamento, independentemente da altura.
As três versões com motores 2.0 – Attraction, Ambiente e Ambition – vêm com a tração integral nas quatro rodas. A partir da Ambiente, todos possuem quatro modos de condução: Auto, Comfort, Efficiency e Dynamique, além da possibilidade de uma direção mais arisca por meio da opção Sport.
Motores
Segundo a Audi, o motor 1.4 faz o carro atingir velocidade máxima de 204 km/h e ir de zero a 100 km/h em 8,9 segundos. No 2.0, de 180 cv, ele chega aos 217 km/h e vai da inércia aos 100 km/h em 7,6 s. Por fim, no 2.0 mais potente a velocidade é limitada a 223 km/h e aceleração de zero a 100 km/h ocorre em 6,4 s.
As duas opções de bloco de 1,4 litro receberam nota A em eficiência pela avaliação do Inmetro. O rendimento é de 10,7 km/l na cidade e de 12,5 km/l na estrada. Já os motores 2.0 foram considerados menos eficientes. O 2.0 de 180 cv ganhou nota D, com 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, e o de 220 cv recebeu nota E, a mais baixa, com 8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.
A fabricante afirma que o lançamento representará um terço das vendas totais no Brasil em 2015, estimada em 15 mil unidades.
Novo propulsor oferece bom desempenho
Grande novidade da linha 2016, a opção do Audi Q3 com motor 1.4 chama a atenção pelo bom desempenho. O carro se sai bem nas arrancadas e é rápido nas trocas de marchas, tendo como vantagem a caixa de dupla embreagem.
Os quatro modos de condução também dão diferentes opções aos motoristas. Há desde a Dynamic, para os que querem aproveitar ao máximo os 150 cv do utilitário, com respostas mais rápidas e um ronco mais marcante; até a Comfort, que deixa a suspensão mais macia.
Um dos pontos negativos é o sistema de som, que não tem uma opção de tela sensível ao toque. Além disso, a central de entretenimento com GPS vem apenas como opcional para este modelo pelo preço (salgado) de R$ 10.500. Por dentro, o Q3 é sóbrio e confortável, com materiais agradáveis ao toque. O painel de instrumentos é simples e possui um bom espaço para os ocupantes de trás.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast