Desde que a Mercedes-Benz, com o CLS, em 2004, ressuscitou a fórmula de transformar grandes e tradicionais sedãs em agressivos cupês, mantendo as quatros portas, volta e meia surgem no mercado projetos inovadores que agradam em cheio quem curte o mix esportividade com elegância. Na esteira do CLS vieram Porsche Panamera, BMW CS, Rapide Aston Martin e VW Passat CC. Agora é a vez da Audi lançar seu "cupê de quatro portas", o A5 Sportback.
A novidade promete versatilidade para uso familiar. Para tanto, reúne "o melhor de três mundos" como "vendeu"a marca durante o lançamento do carro na semana passada. Em outras palavras, é um veículo que oferece aparência de cupê, conforto de sedã e praticidade de station wagon.
Derivado do cupê A5, ele possui um bom espaço interno e ótima capacidade de carga (são 480 litros ou 980 litros com o bancos rebatidos). A razão está no generoso entre-eixos de 2,81 metros, o maior da Audi. Motorista e passageiro ficam bem acomodados nos bancos esportivos com regulagem elétrica e revestimento em couro (preto ou cinza claro). Atrás há espaço de sobra para pernas e ombros, mas a cabeça de um ocupante com mais de 1,80 m quase encosta no forro devido à queda acentuada do teto na coluna C.
Chama a atenção a quantidade de LEDs espalhados pelo carro. Eles funcionam como luzes diurnas dos faróis e indicadores de direção dos espelhos externos. Há também nas lanternas traseiras e no break light. Apesar da quantidade, as luzes são discretas e de bom gosto quando acesas, além disso acentuam o visual esportivo, juntamente com as portas sem moldura e as rodas 18".
O motor 2.0 TFSI turbo de 214 cv, emprestado do A4, é mais calmo que o 3.2 V6 de 269 cv do A5 cupê, mas nem por isso deixa a desejar nas arrancadas. Basta pisar fundo que os 37,5 kgfm de torque (força) se encarregam de levar o Sportback da inércia aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos. A velocidade máxima chega a 234 km/h.
O câmbio Multitronic, de relações infinitas e mecanismo CVT (transmissão continuamente variável), proporciona mudanças sem solavancos e também permite a troca de marchas por meio de hastes atrás do volante.
O modelo traz ainda um dispositivo semelhante aos KERS utilizados na Fórmula 1. Neste caso, o alternador transforma a energia da frenagem em eletricidade que é armazenada pela bateria e devolvida no momento da aceleração, o que reduz a carga do alternador e ajuda no consumo de combustível. De acordo com a marca, o A5 faz 10,5 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada.
O pacote tecnológico do Sportback veio do A6, como os sensores de posição nos bancos que regulam a atuação dos air bags e dos cintos e o monitor de 6,5". Outros itens são computador de bordo, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de xenônio (com lavador), sensor de luz e chuva, retrovisor eletrocrômico, entre outros. Como opcional são oferecidos sistema de som de alta performance e rodas de 19", encarecendo o carro em R$ 10 mil.
O conforto "de sedã" na cabine é garantido pelas suspensões independentes nas quatro rodas. O sistema eletrônico de estabilidade (ESP) conta com bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dianteiro, que promove pequenas frenagens das rodas para controlar o veículo em curvas mais rápidas. O resultado é mais agilidade e rapidez aos comandos do volante.
Com preço sugerido de R$ 189 mil, o "cupê quatro portas" da Audi fica posicionado entre o Passat CC, que parte de R$ 174 mil, e o CLS da Mercedes-Benz, que custa R$ 319 mil. O BMW 120i, outro rival segundo a Audi, sai por R$ 175 mil.
O sedã A8 e o RS5, modelo mais apimentado da linha 5, serão os próximos a desembarcar no Brasil. Ambos estarão no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, assim como A1, compacto premium da marca que estreará por aqui no primeiro trimestre de 2011.
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O jornalista viajou a convite da Audi.
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