A empresária Tania Regina Mildemberg Vicenzi tem um Ford Edge e gosta dos itens que proporcionam alto nível de segurança| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

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Montadora avalia que consumidor procura tecnologia

Lucíola Almeida, gerente de Produto da Ford, fala do que o consumidor mais gosta no Edge. Segundo ela, os grandes diferenciais são o sistema de conectividade Sync e o My Ford Touch, em que o consumidor tem tudo à mão com suas telas configuráveis e personalizáveis. Ela cita, ainda, a forma de abertura do porta-malas (power liftgate) e a câmera de ré visível na tela colorida de 8 polegadas como outras tecnologias muito apreciadas.

A gerente garante que o consumidor busca esse tipo de tecnologia e conforto. "Pesquisas internas da Ford mostram que o nível de tecnologia do produto está entre os principais fatores de compra", afirma Lucíola. A Ford não sabe quanto de tudo o que existe no Edge é efetivamente usado pelo motorista, diz ela, mas é fato que alguns consumidores se identificam mais com algumas tecnologias do que com outras, e que as utilizam em prol de seu conforto.

Sobre o impacto de tudo isso sobre o preço final do produto, Lucíola afirma que o Edge traz uma relação custo-benefício muito equilibrada quando comparado aos principais competidores do segmento de veículos de luxo, com tecnologias voltadas para conectividade, conforto ou mesmo para a segurança.

O Ford Edge é oferecido no mercado brasileiro em duas versões, a SEL e a Limited, ambas equipadas com motor V6 de 3.5 litros, de 289 cavalos. Na versão SEL, a montadora oferece o catálogo JED3, equipado com tração dianteira (FWD – fronte wheel drive), rodas de liga leve com aro de 18 polegadas e Sync versão SEL que possibilita conexão Bluetooth, entre outros recursos.

Na versão Limited são oferecidos quatro catálogos (JEF3, JEE3, JEH3 e JEG3). O veículo conta com rodas de liga leve com inserto cromado de 20 polegadas, além da interface MyFord Touch com Sync Limited equipado com GPS e interior cinza, entre outros itens. A variação entre os catálogos fica basicamente por conta da Transmissão FWD (dianteira) e AWD (integral) e o teto solar panorâmico.

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Pegar o carro novo na concessionária já foi tarefa mais simples para o comprador e entregar o carro também já foi tarefa mais simples para o vendedor. Aliás, as lojas precisaram criar a figura do entregador técnico para desempenhar essa função. Tudo isso porque os modelos têm cada vez mais tecnologia e quem compra um carro desses precisa de uma aula antes de levar o automóvel para casa.

Gil César Trindade Filho é entregador técnico da Ford Slaveiro da Kennedy, em Curitiba. Ele, e outros profissionais que desenvolvem o mesmo trabalho na rede, passam por duas etapas de treinamento. Quando o modelo é lançado, eles recebem todas as orientações da montadora. Além disso, a Ford mantém um sistema permanente de treinamento. Isso sem falar da ajuda do manual, que sempre precisa ser consultado.

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Na Ford, o modelo que exige mais tempo para a entrega técnica é o crossover Edge. São necessárias, em média, duas horas para que o cliente conheça tudo o que tem no veículo. Isso não significa que ele vai sair da concessionária dominando toda a tecnologia. Ele vai levar o carro para casa, usar, testar e, ainda, costuma retornar à loja para tirar alguma dúvida.

Pode exigir um pouco de dedicação do motorista, mas toda essa tecnologia agrada o consumidor. A empresária Tania Regina Mildemberg Vicenzi comprou um Ford Edge há aproximadamente quatro meses. Ela conta que escolheu esse modelo pela robustez e pelo conforto para viagens, já que ela e o marido costumam pegar a estrada com frequência.

Quando foi buscar o carro na concessionária, lembra Tania, a "aula" foi de aproximadamente uma hora. De acordo com ela, muito do que o carro oferece se vai conhecendo e aprendendo a usar no dia-a-dia. "Ainda deve ter algumas coisas que não conheço", arrisca a empresária, mas ao listar o que mais gosta no carro fica claro que o alto nível de segurança oferecido pelo Edge é o que mais chama a sua atenção.

Tania cita a comodidade do sistema Bluetooth, que permite o uso do telefone celular sem que as mãos larguem o volante, e o GPS que é comandado pela voz. "Outro dia precisava chegar a um restaurante, à noite, e fiz isso tranquilamente usando o GPS sem necessidade de digitar e tirar a atenção do trânsito", lembra. A câmera de ré, por se tratar de um carro grande, é outro item importante citado por Tania, além dos comandos do sistema de som no volante e do sensor de presença de outros veículos no retrovisor, por exemplo.

Tecnologia é aliada da segurança

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Na Volkswagen, tecnologia é com o Touareg. A segunda geração, que estreou no Brasil em junho de 2011, reinterpretou o conceito de utilitário esportivo de alto padrão com um completo conjunto de sistemas de segurança de última geração. O "Area View" é equipamento de série. Essa tecnologia permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo. Recurso muito útil para manobras. O sistema de som é o "Dynaudio Confidence", com amplificador digital de 12 canais e potência total de 620W.

O sistema de som e navegação "RNS 850" dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela touchscreen de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade.

Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPOD.

Outra tecnologia do Toua­­reg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor descanse. Caso o motorista não pare em 15 minutos, o aviso é repetido.

Entre os opcionais disponíveis destaca-se o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que acelera e desacelera o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal.

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Tem ainda o sistema Front Assist, integrado ao ACC, que ajuda a evitar colisões frontais; o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos; e o Rear Assist, dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira.