O futuro das concessionárias está chegando ao Brasil. As primeiras revendas digitais estão abrindo as portas com tablets, óculos de realidade virtual e telas sensíveis ao toque.
A primeira marca a abrir as portas é a Fiat com uma loja em São Paulo. Nela estão expostos apenas três modelos, o restante é por conta da tecnologia. Por meio dela o visitante pode 'entrar' no veículo, consultar preços e conferir todos os detalhes do automóvel desejado.
>> Carros 2019: lançamentos para todas as garagens
A marca planeja abrir outras 20 concessionárias digitais ao longo de 2019 em todo o Brasil, além de implantar o conceito em outras 110 lojas já existentes, totalizando 130 postos de venda neste formato.
Ao entrar na concessionária o cliente tem à disposição um totem de autoatendimento, que pede a identificação da pessoa e então fornece as informações sobre os modelos da gama da marca.
>> CNH digital ganha app para ser baixada no celular e dispensar ida ao Detran
Há também telas sensíveis ao toque onde nas quais é possível configurar o veículo desejado. O cliente pode escolher a cor, opcionais, acessórios e serviços, sempre com o valor total do modelo configurado.
Embora haja a possibilidade do autoatendimento completo, o consumidor poderá solicitar o apoio de algum atendente.
A loja paulista conta três modelos em exposição: Toro, Argo e Cronos. Caso houver interesse em outro veículo da linha Fiat, o cliente poderá obter informações por meio de ferramentas de realidade virtual, ou solicitar que o modelo seja levado para loja.
>> Tolerância para multas por excesso de velocidade pode aumentar
Para finalizar a compra em ambiente digital, há a opção de consultar um especialista para uma possível negociação. A operação de venda pode incluir ainda o seminovo como parte do pagamento.
Por enquanto a entrega é feita na própria loja digital, mas a Fiat informa que em breve disponibilizará o serviço de entrega em domicílio.
A Volkswagen será a segunda marca a digitalizar o serviço. Diferentemente da Fiat, não terão modelos expostos. As lojas contarão apenas com tecnologia. O Brasil será o primeiro local a receber esse novo conceito.
Inicialmente serão abertas 10 revendas, a primeira inaugurou em dezembro passado. Os locais serão equipados com TV’s com o aplicativo “Saiba mais sobre a Volks”. O app oferecerá a função de “configurador”, em que o cliente monta seu carro ideal e responde a um quiz para saber qual modelo se adapta melhor a sua vida.
>> De Polo a C4 Cactus, as novidades para o público PcD
Após a inauguração das primeiras lojas, a montadora tem o projeto de ainda no primeiro trimestre de 2019 levar o conceito para outros países da América Latina. Até o fim do ano, a meta é de ter mais de 100 lojas no Brasil.
As duas montadoras afirmaram que a ideia da concessionária virtual é facilitar a compra para o cliente por meio da tecnologia e gerar uma redução de custos, em equipe e espaço.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast