Todo motorista sabe que no inverno é comum acionar a ignição e o carro não responder. O problema está na bateria, que nessa época do ano é mais exigida porque as peças do motor estão em temperatura mais baixa. Mas nem sempre isso é motivo para trocar a bateria. Gilmar Meneghini, gerente regional da DPaschoal, rede de serviços automotivos, diz que em 35% dos casos, em média, a bateria acaba sendo inutilizada antes do tempo.
Segundo ele, nas lojas da rede sempre é feito um teste antes de trocar o equipamento. Ele aponta o tempo de vida útil da bateria e, caso seja possível, uma simples carga resolve o problema. E o motorista ainda economiza um bom dinheiro. Meneghini afirma que na DPaschoal uma carga rápida não tem custo para o dono do carro. Já uma bateria nova pode custar de R$ 80 a mais de R$ 300.
O tempo de vida útil de uma bateria varia conforme a maneira como o carro é usado. Meneghini explica que quem viaja com frequência costuma usar o equipamento de três a quatro anos. Já os motoristas que circulam basicamente na cidade contam com o equipamento por aproximadamente dois anos. Isso porque no arranque é consumido 15% da carga e a reposição é feita após 20 minutos de motor ligado. Como na cidade muitas vezes o motorista anda menos tempo e dá partidas mais vezes, a energia acaba não sendo reposta.
Cuidados
O gerente regional da DPaschoal lembra que o motorista pode ficar atento e garantir o bom funcionamento da bateria evitando deixar os faróis acesos, o rádio ligado ou a luz do teto acesa sem que o motor esteja em funcionamento.
Também é preciso tomar cuidado com a instalação de acessórios, como DVDs, travas elétricas e alarmes. Os novos componentes forçam a bateria. E não adianta instalar um equipamento mais "robusto" porque o sistema elétrico do carro é composto, além da bateria, por fios, cabos e pontos de energia originais que suportam determinada carga.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião