Profissional da DPaschoal testa vida útil da bateria| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Todo motorista sabe que no inverno é comum acionar a ignição e o carro não responder. O problema está na bateria, que nessa época do ano é mais exigida porque as peças do motor estão em temperatura mais baixa. Mas nem sempre isso é motivo para trocar a ba­­teria. Gilmar Meneghini, ge­­rente regional da DPaschoal, rede de serviços automotivos, diz que em 35% dos casos, em média, a ba­­teria acaba sendo inutilizada antes do tempo.

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Segundo ele, nas lojas da rede sempre é feito um teste antes de trocar o equipamento. Ele aponta o tempo de vida útil da bateria e, caso seja possível, uma simples carga resolve o problema. E o mo­­torista ainda economiza um bom dinheiro. Meneghini afirma que na DPaschoal uma carga rápida não tem custo para o dono do carro. Já uma bateria nova pode custar de R$ 80 a mais de R$ 300.

O tempo de vida útil de uma bateria varia conforme a maneira como o carro é usado. Me­­neghini explica que quem viaja com frequência costuma usar o equipamento de três a quatro anos. Já os motoristas que circulam basicamente na cidade contam com o equipamento por aproximadamente dois anos. Isso porque no arranque é consumido 15% da carga e a reposição é feita após 20 minutos de motor ligado. Como na cidade muitas vezes o motorista anda me­­nos tempo e dá partidas mais vezes, a energia acaba não sendo reposta.

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Cuidados

O gerente regional da DPaschoal lembra que o motorista pode fi­­car atento e garantir o bom funcionamento da bateria evitando deixar os faróis acesos, o rá­­dio ligado ou a luz do teto acesa sem que o motor esteja em funcionamento.

Também é preciso tomar cui­­dado com a instalação de aces­­sórios, como DVDs, travas elétricas e alarmes. Os novos com­­ponentes forçam a bateria. E não adianta instalar um equipamento mais "robusto" porque o sistema elétrico do carro é composto, além da bateria, por fios, cabos e pontos de energia originais que suportam determinada carga.