A Volkswagen iniciou a produção do Beetle 2012 na fábrica de Puebla, no México. O modelo será vendido nos Estados Unidos por preços a partir de US$ 18.995 (cerca de R$ 30 mil). O lançamento mundial ocorre nesta semana. A fábrica mexicana fornecerá a nova geração do Beetle para a América do Norte e do Sul, o que inclui o Brasil. Ela emprega 15 mil trabalhadores e sua produção em 2010 foi de 435 mil unidades.
Para o mercado norte-americano o principal alvo de expansão da fabricante alemã para atingir a meta de líder mundial até 2018 , o modelo terá duas opções. A versão de entrada vem com motor 2.5 de 172 cavalos de potência e câmbio manual de cinco marchas. Já a Sport, com propulsor 2.0 turbo de 202 cv. O modelo esportivo sai por a partir de US$ 23.395 (R$ 36,8 mil), podendo chegar a US$ 29.095 (R$ 45,8 mil) com o acréscimo dos opcionais.
Teto solar panorâmico, sistema de áudio Fender, sistema de navegação e câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades são os opcionais para o modelo disponíveis nos Estados Unidos. A Volkswagen também pretende lançar no primeiro semestre de 2012 a versão a diesel do modelo. O motor será o 2.0 TDI de 141 cv e 32,6 kgfm de torque. Segundo a montadora, seu consumo médio é de 9,3 km/l.
Novo design
O ícone da marca alemã foi totalmente renovado. As linhas traseiras permanecem semelhantes, no entanto, o conjunto ganhou mais dinamismo. O perfil do teto está distintamente menor e é considerado pela Volkswagen como uma evolução do carro conceito mostrado em Detroit, em 2005. Como resultado, o Beetle está mais masculino.
"O Beetle é agora caracterizado pela esportividade. O carro não só tem um perfil mais baixo, como também é substancialmente mais amplo. O capô é mais longo, o para-brisa dianteiro é mais deslocado para trás e tem acentuada inclinação. Tudo isso cria uma nova dinâmica ", explica em nota o chefe de design da marca, Klaus Bischoff.
O Beetle 2012 tem 1,8 m de largura (8,3 cm mais largo do que a geração anterior), 1,48 m de altura (1,27 cm mais baixo) e 4,27 m de comprimento (15 cm mais longo). A equipe de desenvolvimento também aumentou a distância entreeixos. As proporções mudaram para dar ao Beetle uma aparência "poderosa e dinâmica", diz a fabricante.
Uma nova característica é o spoiler traseiro que é padrão na versão 2.0 turbo e é integrado ao design. A superfície superior do spoiler traseiro é preta, enquanto a parte inferior é pintada na cor da carroceria do carro.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião