Com os olhos voltados para o futuro, a Ford estuda o uso compartilhado de veículos nas grandes cidades e a produção de bicicletas elétricas e dobráveis capazes de alcançar velocidades de até 25 km/h. A marca revelou esses e outros planos para os próximos anos durante o Seminário de Tecnologia e Conectividade, realizado em São Paulo.
Dois dos assuntos mais comentados quando o assunto é mobilidade, os carros autônomos e mais conectados também estiveram na agenda. A Ford não deu detalhes ou mesmo um prazo para a chegada do primeiro carro feito pela empresa que dirige sozinho, mas se limitou a dizer que o avanço é ‘rápido’. As fabricantes do segmento automotivo ainda dependem de leis mais claras em torno dos autônomos.
Entretanto, a empresa indicou algumas tecnologias que estarão presentes nestes veículos. Uma delas é a comunicação de automóvel para automóvel, o que é testado em dois protótipos usados pelo governo britânico. A utilização de informações coletadas dos veículos para entender a maneira como as pessoas dirigem para aperfeiçoar a condução autônoma é outro avanço neste sentido.
De acordo com a fabricante, apenas um veículo gera até 25 GB de dados por hora. Para preservar a privacidade dos motoristas, a Ford declara que as informações são coletadas só em caso de autorização dos usuários. A montadora tem um Centro de Pesquisas e Inovação no Vale do Silício, na Califórnia, que tem parecerias com empresas e universidades da região.
Tecnologias de agora
No entanto, a marca norte-americana oferece algumas tecnologias autônomas em seus veículos. O exemplo usado foi o Novo Focus, que chegará ao mercado no segundo semestre. O modelo virá com um sistema de frenagem automática, quando identifica situações de risco em velocidades de até 50 km/h; e com o assistente de estacionamento, que ‘encontra’ vagas em que caibam o veículo e mostram quais são os movimentos do motorista ao volante. A Ford não informou em quais versões esses recursos estarão disponíveis.
A fabricante oferece ainda o sistema de conectividade AppLink, que permite o acesso a aplicativos do celular na tela da central multimídia; e o assistente de emergência Sync, que em caso de acidentes liga diretamente para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) informado a localização do veículo e corta o combustível.
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