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As câmeras vão identificar o estado do motorista para evitar a condução perigosa. Foto: Volvo/ Divulgação
As câmeras vão identificar o estado do motorista para evitar a condução perigosa. Foto: Volvo/ Divulgação| Foto:

Se as campanhas de prevenção e o elevado número de acidentes não são suficientes para conscientizar os motoristas, a Volvo resolver dar sua participação para evitar a combinação, muitas vezes mortal, de bebida, velocidade e direção.

A marca sueca desenvolveu uma espécie de 'Big Brother' no carro para monitorar as condições do condutor e evitar que ele dirija embriagado ou sonolento. No mesmo pacote de segurança, ela apresentou uma chave inteligente capaz de limitar a velocidade nos seus carros.

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A Volvo é pioneira no mundo em vários dispositivos de segurança veicular, como a introdução do cinto de segurança na década de 1950.

Várias câmeras ficarão posicionadas na cabine para analisar o comportamento do motorista. Foto: Volvo/ Divulgação
Várias câmeras ficarão posicionadas na cabine para analisar o comportamento do motorista. Foto: Volvo/ Divulgação

A partir do início de 2020, alguns modelos da marca, como o XC90, virão com uma série de câmeras e sensores na cabine para monitorar sinais de consumo de álcool pelo motorista, ou mesmo detectar sonolência ou desatenção ao volante, como o uso de celular.

A medida visa evitar a condução perigosa em ruas e estradas e faz parte da meta da empresa em eliminar as mortes de passageiros em veículos da marca nos próximos anos.

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O novo XC90 é um dos modelos que usarão as novas tecnologias a partir do próximo ano. Foto: Volvo/ Divulgação
O novo XC90 é um dos modelos que usarão as novas tecnologias a partir do próximo ano. Foto: Volvo/ Divulgação

Ao reconhecer o estado alterado do motorista, o sistema interfere na condução, escolhendo a melhor opção para o momento, entre limitar a velocidade do veículo, alertar o serviço de assistência remota Volvo OnCall ou até parar totalmente o carro e estacioná-lo de forma segura.

As câmeras e sensores farão o diagnóstico do condutor, identificando olhos fechados, reações lentas e falta de movimentos significativos por um longo período de tempo.

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“Algumas pessoas ainda acreditam que podem dirigir depois de tomar uma bebida e que isso não afetará suas capacidades. Queremos garantir que as pessoas não sejam colocadas em perigo como resultado da embriaguez”, disse Trent Victor, professor de direção da Volvo.

CHAVE QUE PISA NO FREIO

Batizada de Care Key, ou 'chave do cuidado' numa tradução livre, o dispositivo inteligente passa a ser um item de série em todos os modelos Volvo a partir de 2021.

Por meio dela, o proprietário do veículo conseguirá definir limites de velocidade para o seu uso cotidiano e também em situações específicas, como emprestar o carro a um amigo ou integrantes da família, e até na hora de deixar na mão de manobristas.

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Com a 'chave do cuidado', o proprietário consegue definir uma velocidade máxima ao veículo. Foto: Volvo/ Divulgação
Com a 'chave do cuidado', o proprietário consegue definir uma velocidade máxima ao veículo. Foto: Volvo/ Divulgação

O recurso vem ao encontro de outra medida anunciada pela Volvo, a de limitar eletronicamente a velocidade máxima a 180 km/h na sua gama a partir de 2020.

"Muitos querem poder compartilhar seu carro com amigos e familiares, mas não sabem sobre como se certificar de que estão seguros", frisou Håkan Samuelsson, presidente-executivo da montadora.

A marca adiantou que apresentará as tecnologias às seguradoras para obter condições favoráveis na hora do cliente negociar os valores dos seguros.

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A fabricante, que pertence à chinesa Geely, admite que a estratégia de ampliar a segurança nos veículos implicará na eventual perda de alguns clientes, mais interessados no desempenho e na velocidade do carro. No entanto, enxergou a oportunidade de atrair pais dispostos a comprar o modelo mais seguro para transportar seus filhos.

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NOVA GERAÇÃO SERIE 3 NA PISTA A BMW começa a vender no Brasil a sétima geração do Serie 3. Um dos sedãs mais esportivos do mercado chega em duas versões, a 330i Sport, por R$ 219.950, e a 330i M Sport, a R$ 269.950. O modelo substitui o 328i, que deixou de vendido em janeiro deste ano. Além do visual mais agressivo, cheia de vincos, o carro estreia uma nova plataforma, que o fez crescer no tamanho - comprimento (4,71 m) e entre-eixos (2,85 m). O motor é o 2.0 turbo, de quatro cilindros, que rende 258 cv (13 cv a mais que o antecessor) e 40,8 kgfm de torque. O zero a 100 km/h ocorre em 5,8 s e a velocidade máxima alcança 250m km/h. O Serie 3 ficou mais tecnológico, equipado com condução semiautônoma, manobra de ré automática (decora os últimos 50 m) para garagem e ruas apertadas e assistente pessoal inteligente, que conversa com o motorista para ajustar o som, temperatura do ar e até o sistema de navegação. As rodas são de aro 18 (Sport) e 19 (M Sport). As primeiras 1 mil unidades vêm da Alemanha e a partir de julho ele começa a ser produzido em Araquari (SC) com propulsor a gasolina. O Serie 3 é o carro mais importante da BMW, com 40 anos de história, e representa de 30% a 35% das vendas da marca alemã no Brasil. #bmwserie3 #bmw330i #bmwbrasil #novageração #seda #esportiva #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo #velocitta #turbo 🎥#renytrovao

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