Mercado
Outras marcas focam o Brasil
Como o Brasil é a "bola da vez" no cenário internacional, algumas marcas de motocicletas já estão focando seus investimentos no País. Recentemente a KTM anunciou que vai estabelecer uma subsidiária no Brasil a partir do próximo ano. A marca austríaca deve concluir um acordo para montar modelos importantes para o crescimento da marca no País, como a recém-lançada Duke 125. A promessa é de que deverá ser fabricada também uma versão de 200cc no segundo semestre de 2011.
Quem também está de olho no mercado Brasileiro é a Ducati. Em julho uma delegação italiana visitou o Pólo Industrial de Manaus (AM), a fim de realizar estudos técnico-econômicos para a implantação de uma fábrica no local.
Isso sem falar nas novas instalações da Kawasaki e Zongshen, também na capital do Amazonas. Porém, a grande expectativa está em cima da nova fase da Harley-Davidson no Brasil, já que a HD USA e a HDSP/Grupo Izzo, distribuidora exclusiva da marca norte-americana de motocicletas no Brasil, chegaram a uma acordo. Serão radicais as mudanças nas operações da marca no País. A HD USA deve nomear novos concessionários e, pelo que tudo indica, ampliar sua produção em Manaus, acirrando ainda mais as disputa entre os modelos Premium.
"A partir de abril, a BMW fabricará a F 800 R em Manaus (AM), e estamos fazendo um grande esforço para que o preço da moto fique abaixo de R$ 38 mil", afirmou Jörg Henning Dornbusch, presidente da subsidiária brasileira da marca alemã, em um encontro informal com a imprensa especializada, em 14 de dezembro. A naked de 800 cilindradas de capacidade cúbica será comercializada em apenas na versão mais completa. inclusive com sistema de freios ABS. A moto, atualmente importada, custa entre R$ 45.900 (Standard) e R$ 51.900 (Premium). Henning também divulgou os números de vendas em 2010 e os planos de crescimento para os próximos anos.
"A BMW Motorrad Brasil vai fechar 2010 com um total de 3.500 motos vendidas.
Dessa forma, a marca agora detém 9% do market share para motos acima de 500cc. Ou seja, dobramos o share de 2009 para 2010", explica o presidente da BMW no Brasil. Detalhe: em 2009, a BMW emplacou 1.609 motocicletas.
Um dos principais fatores para o crescimento da marca bávara foi investir na produção da trail G 650 GS na capital amazonense. Há exatamente um ano, a operação é feita na fábrica da Dafra, em Manaus (AM). Detalhe: esta é a primeira linha de montagem BMW fora da Alemanha. Até novembro, o volume de vendas da G 650 GS foi de 1.174 unidades.
Com alta taxa de crescimento e números expressivos de vendas, a BMW Motorrad Brasil ocupa agora o sétimo em volume de vendas mundiais da marca. "Passamos o Japão, Canadá, Austrália, África do Sul e Áustria", conta, orgulho, o carioca Henning, dizendo que os planos daqui para frente são cada vez mais ambiciosos: "ampliar para 12% o market share e vender cinco mil motos já em 2011", projeta Henning.
Porém, para crescer é preciso ter uma maior capilaridade. Assim, a marca pretende ampliar a rede para 30 concessionárias até o final de 2011. Na segunda metade deste ano foram abertos seis novos pontos de venda da BMW Motorrad, entre eles, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Manaus (AM). "Ano que vem iremos inaugurar de 8 a 12 novos pontos de vendas no Brasil",afirma Henning.
Já que o assunto é revenda, as concessionárias Officer e Caltabiano figuram entre as quatro maiores do mundo em termos de volume de vendas.
A máquina alemã
A F 800 R está equipada com motor bicilíndrico de quatro tempos refrigerado a água de 798 cm³, que gera potência de 87 cv a 8.000 rpm e oferece torque de 8,7 kgfm a 6.000 rpm. Segundo a BMW, a moto pode chegar a mais de 200 km/h. Já o câmbio de seis velocidades oferece engates suaves e precisos.
Na parte ciclística, simplicidade e eficiência. Na dianteira, garfo telescópico tradicional de 43 mm de diâmetro e duplo disco de 320 mm de diâmetro, com pinça de quatro pistões. Já na traseira, balança de alumínio monoamortecida. Para completar o conjunto, disco simples de 265 mm de diâmetro e com pinça flutuante de único pistão.
Para garantir sua estabilidade, a F 800R tem quadro de dupla trave superior em alumínio e pneus aro 17 de perfil esportivo, calçados com rodas 120-70 na dianteira e 180-55 na traseira. Além disso, a F 800 R traz um completo painel de instrumento, com relógios analógico e digital.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião