A BMW traz para o Brasil mais um representante da "família" M divisão esportiva da montadora alemã. Custando a partir de R$ 268,6 mil, o Série 1 M Coupé chega para fazer companhia aos "irmãos" M3 Coupé e Sedã, X5 M e X6 M. Seu lançamento ocorreu durante o BMW M Power Tour, em Indaiatuba (SP), evento que marcou os 33 anos da linha M no mundo.
Equipado com motor biturbo 3.0 de seis cilindros em linha, com injeção direta de combustível, o modelo de apenas 1.495 kg entrega 340 cavalos de potência a 5.900 rpm (4,4 kg/cv) e torque de 45,8 kgfm disponível entre 1.500 rpm e 4.000 rpm. Com a função overboost acionada, o bólido ganha força extra de 5,1 kgfm, totalizando imponentes 50,9 kgfm.
Apesar da velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Já aos 200 km/h chega em 17,3 segundos. O índice de consumo (percurso misto urbano/rodoviário), de acordo com a BMW, é de 10,4 km/l.
Para aguentar esse vigor, a divisão esportiva optou por adotar uma transmissão manual de seis velocidades e muita tecnologia. Destaque para o sistema de estabilização, chamado Dynamic Stability Control (DSC), que traz freios com ABS (antitravamento), controle automático de estabilidade (ASC), controle dinâmico dos freios (DBC), assistente para arrancar ladeira acima e assistência de frenagem em curvas (Cornering Brake Control CBC).
O cupê também oferece o M Dynamic Mode (MDM), sistema que possibilita uma condução sem a intervenção da tecnologia. Neste modo, acionado por meio de uma tecla, é possível fazer, por exemplo, derrapagens controladas.
Visual
Oferecida apenas em três cores (preto, branco e laranja), a versão é equipada com rodas de liga leve de 19 polegadas. A dianteira tem grade dupla do radiador (DNA BMW) e o para-choque utiliza entradas de ar maiores que a versão "comum". Na lateral se destacam as caixas de roda proeminentes, que elevam o nível de robustez. A traseira é sóbria, porém tem dois escapamentos de dupla saída.
Apesar de bom nível de itens de série, com destaque para o controlador de velocidade e o rádio CD player com MP3 (seis alto-falantes), a BMW oferece como opcionais sensor de chuva, espelhos retrovisores internos e externos com função automática anti-ofuscamento, sistema de som Harman Kardon Surround e navegador. O modelo pode ser equipado também com iDrive, que permite controlar funções de comunicação, entretenimento e navegação utilizando o botão Controller e a tela Control Display de 8,8 polegadas.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião