A BMW traz para o Brasil mais um representante da "família" M divisão esportiva da montadora alemã. Custando a partir de R$ 268,6 mil, o Série 1 M Coupé chega para fazer companhia aos "irmãos" M3 Coupé e Sedã, X5 M e X6 M. Seu lançamento ocorreu durante o BMW M Power Tour, em Indaiatuba (SP), evento que marcou os 33 anos da linha M no mundo.
Equipado com motor biturbo 3.0 de seis cilindros em linha, com injeção direta de combustível, o modelo de apenas 1.495 kg entrega 340 cavalos de potência a 5.900 rpm (4,4 kg/cv) e torque de 45,8 kgfm disponível entre 1.500 rpm e 4.000 rpm. Com a função overboost acionada, o bólido ganha força extra de 5,1 kgfm, totalizando imponentes 50,9 kgfm.
Apesar da velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Já aos 200 km/h chega em 17,3 segundos. O índice de consumo (percurso misto urbano/rodoviário), de acordo com a BMW, é de 10,4 km/l.
Para aguentar esse vigor, a divisão esportiva optou por adotar uma transmissão manual de seis velocidades e muita tecnologia. Destaque para o sistema de estabilização, chamado Dynamic Stability Control (DSC), que traz freios com ABS (antitravamento), controle automático de estabilidade (ASC), controle dinâmico dos freios (DBC), assistente para arrancar ladeira acima e assistência de frenagem em curvas (Cornering Brake Control CBC).
O cupê também oferece o M Dynamic Mode (MDM), sistema que possibilita uma condução sem a intervenção da tecnologia. Neste modo, acionado por meio de uma tecla, é possível fazer, por exemplo, derrapagens controladas.
Visual
Oferecida apenas em três cores (preto, branco e laranja), a versão é equipada com rodas de liga leve de 19 polegadas. A dianteira tem grade dupla do radiador (DNA BMW) e o para-choque utiliza entradas de ar maiores que a versão "comum". Na lateral se destacam as caixas de roda proeminentes, que elevam o nível de robustez. A traseira é sóbria, porém tem dois escapamentos de dupla saída.
Apesar de bom nível de itens de série, com destaque para o controlador de velocidade e o rádio CD player com MP3 (seis alto-falantes), a BMW oferece como opcionais sensor de chuva, espelhos retrovisores internos e externos com função automática anti-ofuscamento, sistema de som Harman Kardon Surround e navegador. O modelo pode ser equipado também com iDrive, que permite controlar funções de comunicação, entretenimento e navegação utilizando o botão Controller e a tela Control Display de 8,8 polegadas.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast