A BMW fez na manhã desta segunda-feira (16), em Araquari (SC), o lançamento da pedra fundamental para a construção de sua primeira fábrica no Brasil e também na América do Sul. Com projeção inicial de 32 mil veículos por ano, a unidade tem previsão para começar a produzir em outubro de 2014.
Serão feitos no Brasil os modelos Série 1, Série 3, X1 , X3 e Mini Countryman. Todos com uma nacionalização parcial que inclui soldagem, montagem e pintura, mas que, segundo a montadora, será suficiente para gerar uma redução nos preços desses carros de 15% a 40%.
A unidade será instalada em um terreno de 1,5 milhão de m², às margens da BR-101, e terá uma área construída de 500 mil m², que inclui prédios, pátios e pistas de testes. O investimento total anunciado é de 200 milhões de euros, cerca de R$ 640 milhões.
A marca bávara também anunciou que a unidade será responsável pela geração de 1.300 empregos diretos sendo que 60 funcionários já foram contratados, além de mais de 2.500 postos de trabalhos indiretos.
BMW I3
A BMW aproveitou a cerimônia em Santa Catarina para também mostrar, pela primeira vez no Brasil, o modelo elétrico i3, que já começou a ser vendido na Europa e deve desembarcar por aqui no segundo semestre o ano que vem, mas sem qualquer previsão de fabricação nacional.
Confira todos os detalhes da fábrica da BMW e os modelos que serão produzidos em solo brasileiro na edição desta quarta-feira (18) do caderno Automóveis.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião