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As três últimas marchas do câmbio de seis velocidades são mais longas e foram projetadas para o motociclista aproveitar melhor a potência de 87 cv a 8.000 rpm | Fotos: Gustavo Epifanio/Infomoto
As três últimas marchas do câmbio de seis velocidades são mais longas e foram projetadas para o motociclista aproveitar melhor a potência de 87 cv a 8.000 rpm| Foto: Fotos: Gustavo Epifanio/Infomoto

Saiba mais

Pilotagem é tranquila e segura

Mas no geral, a BMW F 800 R é uma moto bastante divertida de se pilotar e de se admirar. Torque à vontade, banco confortável, bom conjunto ciclístico e um visual bastante radical caracterizado pelos faróis assimétricos. Além dessas qualidades, o som emitido pelo escapamento também soa como música para os ouvidos – bastante grave, instiga a acelerar só para curtir o ronco do motor.

Enfim, essa BMW F 800 R cumpre e bem seu papel de uma alternativa às nakeds japonesas. Pena que o preço ainda seja muito superior às concorrentes, caso contrário, mesmo com menos cilindros e menos potência a F 800 R poderia incomodar as nipônicas de quatro cilindros.

  • Banco confortável, bom motor e um visual bastante radical são os pontos marcantes desta naked
  • Painel completo com ares de modernidade facilita a leitura
  • No quesito potência, o motor fica atrás dos concorrentes, mas não decepciona

Enquanto as japonesas Honda Hornet, Yamaha FZ-6N e Suzuki Bandit apostam na potência dos motores de quatro cilindros para conquistar os fãs de motos naked, a alemã BMW traz para o Brasil como opção a F 800 R, que tem no torque de seu motor de dois cilindros paralelos um de seus grandes trunfos. Além disso, seu assento a apenas 800 mm do chão transmite confiança para pilotar na cidade e usufruir do bom conjunto ciclístico que oferece uma condução fácil para os mais iniciantes e, ao mesmo tempo, emocionante para os mais experimentados.

Claro que cobra no preço mais elevado o fato de ser importada e também a grife da fábrica da Baviera. A versão standard sai por R$ 45.900, e o modelo topo de linha com freios ABS, computador de bordo, aquecedor de manopla, entre outros mimos, custa R$ 51.900. Valores mais elevados que as concorrentes nipônicas.

Fugir da rotina

Porque então alguém pagaria mais por uma moto com menos cilindros e potência? Boa pergunta! Para fugir da mesmice e se diferenciar da multidão ou ainda para desfrutar do torque e do conforto do motor. A decisão fica por conta do consumidor. Devaneios à parte, o propulsor de dois cilindros, oito válvulas, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida, alimentado por injeção eletrônica oferece torque máximo de 8,77 kgf.m a 6.000 rpm, o maior entre as nakeds de média cilindrada. Na prática o "torcudo" motor garante retomadas rápidas e conforto na pilotagem. Como a 3.000 rotações 80% desse torque está disponível, o mo­­tociclista economiza muitas tro­­cas de marchas.

No quesito potência, a F 800 R fica atrás das concorrentes, mas não decepciona. As três últimas marchas do câmbio de seis velocidades são mais longas e foram projetadas para o motociclista aproveitar melhor a potência de 87 cv a 8.000 rpm. O suficiente para levar essa F 800 R acima dos 200 km/h. Mas além dos radares e do bom senso, o vento não vai permitir que você rode nessa velocidade por muito tempo.

Como toda naked, a F 800 R não foi feita para bater recordes, mas para se rodar com conforto seja na cidade ou em uma escapada de fim de semana. Acima de 140 km/h e em altos giros, além do vento as vibrações do bicilíndrico incomodam um pouco – menos que nos modelos anteriores que usavam esse mesmo motor, como a F 800 S.

Fácil de pilotar

O casamento entre o motor bi­­cilíndrico e o quadro de du­­pla trave superior em alumínio fazem dessa uma moto bastante fácil de pilotar. Ajuda nessa tarefa, a baixa altura do assento (800 mm) que facilita colocar os pés no chão: o que confere mais confiança em qualquer situação.

Suspensões

As suspensões também são dignas de elogios. Apesar de não trazerem especificações excepcionais, fazem seu trabalho no melhor estilo germânico. Prá­­tico, sem frescura. Na dianteira, garfo telescópico convencional e, ancorado na balança traseira, um monoamortecedor ajustável. Confortáveis e adequadas para se pilotar calmamente ou até para arriscar umas curvas radicais.

Outro ponto forte dessa BMW, assim como de outros modelos da marca, é o conjunto de freios. Os eficientes freios a disco com ABS nas duas rodas ajudam os iniciantes e dão mais confiança aos experientes. Pode-se perceber o sistema antitravamento em ação, principalmente na roda traseira. Em alguns momentos, até cedo demais ao se pisar no pedal.

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