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A menor largura do tanque de combustível oferece ao piloto uma melhor postura sobre a moto | Mario Villaescusa/Agência Infomoto
A menor largura do tanque de combustível oferece ao piloto uma melhor postura sobre a moto| Foto: Mario Villaescusa/Agência Infomoto
  • A nova dianteira deixou a G 650 GS parecida com as irmãs F 800 GS e R 1200 GS
  • Painel com velocímetro analógico

A G 650 GS, moto de entrada ao mundo BMW, está de cara nova. Montada no país desde 2009, o modelo teve seu design atualizado e agora está alinhado com a versão vendida na Europa. O farol assimétrico e o para-lama dianteiro alto deixaram a moto com um ar mais esportivo e muito parecido com os usados nas irmãs mais velhas – F 800 GS e R 1200 GS. O que não mudou, para a alegria dos motociclistas brasileiros, foi o preço. A BMW Motor­rad do Brasil manteve o valor de R$ 29.800.

A "nova" G 650 GS continua oferecendo atrativos como, por exemplo, freios ABS e cavalete central. Já as rodas em liga leve, os pneus mais largos, manoplas aquecidas e a tomada 12V fazem parte do modelo 2012. Aliás, nesta versão, a moto está mais "ma­­gra", esguia, já que seu tanque de combustível aparece mais estreito e com 3.3 litros a menos de ca­­pacidade em comparação à sua antecessora.

Essas alterações proporcionam ao piloto uma melhor postura sobre a moto, já que os joelhos ficam mais próximos. Re­­sul­­tado: melhor dirigibilidade. A nova 650 GS também teve al­­guns pe­­quenos acertos no que diz respeito ao regime de rotação (aumento da rpm em torque máximo de 4.500 para 5.000). Nada que o piloto possa sentir girando o acelerador.

Sucesso de vendas

Com desenho revigorado e preço competitivo, a G 650 GS é a se­­gunda colocada no ranking de emplacamentos da categoria Trail, literalmente colada no modelo da Yamaha (XT 660). De janeiro a agosto foram vendidas 1.251unidades da moto de uso misto da BMW, contra 1.253 da on/off-road da Yamaha, que custa R$ 27.273.

A disputa está bastante acirrada entre os modelos desta categoria, que ainda conta com a participação da Honda XL 700 V Tran­salp (R$ 31.800, versão standard, e R$ 34.800, com freios ABS) e da Suzuki V-Strom 650 (R$ 32.900). Segundo a BMW, já foram comercializadas 2.350 unidades da G 650 GS desde que sua montagem foi iniciada em Manaus (AM) pela Dafra, em 2009.

Motor esperto

A trail da BMW tem motor mo­­nocilíndrico com 652 cm³ de capacidade, comando duplo no cabeçote (DOHC), quatro válvulas por cilindro e refrigeração a líquido. O propulsor oferece po­­tência máxima de 50 cv a 6.500 rpm e desenvolve um torque máximo de 6,1 Kgfm a 5.000 rpm. Com engates suaves e precisos, a moto está equipada com câmbio de cinco velocidades. Na prática, a nova BMW G 650 GS oferece força desde as baixas rotações. Detalhe: o motor usado no modelo de entrada da BMW é fabricado na China pela Loncin, enquanto outros componentes chegam diretamente da Alemanha.

Ideal para o dia a dia ou em via­­gens de final de semana, a moto empolga realmente por sua esperta aceleração e não por sua velocidade final, que chega a casa dos 170 km/h. Na média de consumo, a G 650 GS faz 20 km/litro. Ou seja, a moto tem autonomia para rodar até 280 quilômetros. Não é muito, mas suficiente para o motociclista curtir bons trechos de estrada.

Seja na cidade, em rodovias sinuosas ou por estradas de terra, a trail da BMW oferece boa dose de versatilidade e segurança, já que a G 650 GS traz de série freios ABS, que pode ser desativado para condução off-road.

Para finalizar, a nova versão da G 650 GS já está disponível na rede de concessionárias da marca em duas cores: vermelha e branca, com opção de banco preto ou bicolor preto/cinza.

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