Previsto para chegar ao Brasil em 2014, o BMW i3 deverá custar perto de US$ 100 mil (R$ 230 mil), conforme publicou o jornalista Fernando Calmon em sua coluna Alta Roda, do site UOL. O compacto será o primeiro carro elétrico para produção em massa da marca bávara e sua estreia está prevista para o Salão de Frankfurt, em setembro.
As vendas na Europa e Estados Unidos estão programadas para começar em novembro, enquanto a importação para cá só deve ocorrer no fim do próximo ano.
O modelo é construído com carroceria em fibra de carbono e chassi de alumínio. Muito leve e 50% mais resistente que o aço. Ele conta com um pequeno motor dois cilindros de 0.6 litro, que atua como usina de força para as baterias de íon de lítio, instaladas no assoalho.
O motor elétrico desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, e gera um torque de 25,5 kgfm, números que levam o i3 a acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingir 150 Km/h de velocidade máxima. Ou seja, ele garante o desempenho de um motor turbo 1.8 litro do ciclo Otto (gasolina).
De acordo com a BMW, a autonomia do i3 varia de 130 quilômetros a 160 quilômetros. As baterias, com garantia de oito anos, podem ser recarregadas na tomada, como qualquer outro modelo plug-in, e o diminuto motor a combustão entra em ação apenas quando há demanda de recarga. Para se ter uma ideia, o reservatório de gasolina comporta apenas 9 litros. A BMW afirma que 80% da carga podem ser repostas em meia hora.
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