Bastou as primeiras fotos sem camuflagem vazarem na internet, que a BMW se apressou em revelar oficialmente a segunda geração de seu utilitário esportivo X3. Produzido na planta de Spartanburg, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o carro ficou maior, passou por evoluções no interior e está mais potente. A sua estreia oficial será no Salão de Paris, em setembro, e até o fim do ano também será vendido no Brasil. Mas ainda não há informações sobre valores.
Por fora, pouco mudou, mas foi o suficiente para deixar o utilitário mais encorpado e bastante parecido com o X5. Na frente há novos capô, faróis e para-choques. As mudanças nas laterais se resumem aos vincos que marcam a linha da cintura, que agora estão sobrepostos às maçanetas, dando a sensação de um veículo maior.
A traseira foi a parte que mais ficou semelhante ao X5. O destaque fica por conta das lanternas, que estão maiores, lembrando a do irmão maior, mas a traseira do novo X3 está mais limpa e os cantos da tampa do porta-malas, mais arredondados. O veículo ganhou alguns centímetros de altura, graças principalmente à adoção de rodas maiores e de ajustes nos componentes da suspensão.
Motores
De acordo com a BMW, o novo X3 será oferecido em duas versões de motorização: um quatro cilindros de 2.0 litros, turbodiesel, com injeção direta de combustível common-rail que rende até 184 cv de potência, e um seis cilindros em linha 3.0 twinturbo, com injeção direta de combustível e sistema Valvetronic. Esse propulsor rende nada menos do que 306 cv, fazendo o SUV ir da inércia aos 100 km/h em 5,7 segundos e chegando aos 245 km/h de velocidade máxima. O X3 com motor quatro cilindros é mais manso, vai dos 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e pode atingir até 210 km/h.
O X3 V6 conta com transmissão automática com oito marchas e função Auto Start/Stop, que desliga o motor do carro toda vez que ele cessa o movimento. Entre os detalhes do novo X3 constam controle dinâmico de suspensão (DDC Dynamic Driving Control), tela de 6,5 polegadas no painel, ar-condicionado digital bi-zone, dispositivo ConnectedDrive e câmera na parte posterior do veículo para auxiliar o motorista em manobras de estacionamento.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião