Combustível
Para não ficar na mão
No fim das contas, depois de experimentar todas essas traquitanas eletrônicas e desvendar a sopa de letras, dá vontade de completar o tanque de 20 litros e pegar a estrada para rodar sem destino. Ou até a gasolina acabar, afinal um dos "defeitos" dessa BMW é seu consumo um pouco elevado, em torno de 15,6 km/l o que resultaria em uma autonomia de 300 km.
Mas esqueça os números, nesta R 1200 GS não é preciso nem saber matemática. A tela de cristal líquido do computador de bordo informa, além do consumo médio, a distância que você pode percorrer até o próximo posto. Velocidade média, relógio, nível de combustível, hodômetros, entre outras informações também aparecem no painel digital. Dois mostradores analógicos conta-giros e velocímetro completam o cockpit.
A matemática só tem de ser usada em duas situações: para controlar a velocidade e não ultrapassar os limites legais, o que nessa BMW não é difícil, já que ela vai com facilidade a mais de 200 km/h; e na hora de pagar por essa famosa big-trail.
É preciso ter uma recheada conta bancária para ter essa edição especial na garagem: R$ 80.900 e ela é sua. "Apenas" R$ 1.000 mais cara que a versão top de linha da R 1200 GS e com muito mais equipamentos.
Em maio deste ano, uma BMW R 1200 GS de número 500.000 saiu da linha de montagem da marca em Berlim. Para celebrar o sucesso, a BMW lançou a Special Edition, uma edição especial ainda mais completa com muita tecnologia embarcada e equipamentos que fazem dessa motocicleta a companheira ideal para viagens, qualquer que seja o destino.A GS Special Edition tem a mesma base mecânica: o motor boxer de dois cilindros opostos e 1.170 cm³ de capacidade. Mesmo com refrigeração mista (ar e óleo), o propulsor, alimentado por injeção eletrônica de combustível, tem excelente desempenho: 105 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 11,7 kgfm a 5.750 rpm. Na prática, potência para se manter altas velocidades e "força" para economizar nas trocas de marchas. Basta engatar a sexta e última marcha e se esquecer do pedal de câmbio na estrada essa BMW tem retomadas impressionantes. A partir daí é só curtir a excelente posição de pilotagem que, no caso dessa edição especial, é reforçada pelo banco conforto de série.Além do assento bicolor, para-brisa fumê, protetores de mão, setas com LEDs e a pintura branca alpina, completam a diferenciação visual desse modelo comemorativo. Mas a exclusividade não fica apenas na aparência, a R 1200 GS Special Edition tem protetor do cárter, cobertura dos cabeçotes em alumínio e rodas raiadas com aros "externos" como itens que reforçam seu caráter aventureiro. Itens, aliás, fundamentais para enfrentar uma estrada não pavimentada com mais segurança no caso de uma queda "boba" esses detalhes podem fazer a diferença entre seguir viagem ou ficar parado no meio do nada.Sopa de letrasPara celebrar o sucesso do modelo, a BMW fez questão de equipá-lo com o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada. A sopa de letrinhas até confunde de início: ASC, ESA, ABS, RDC... Mas basta desvendar o significado de cada uma das siglas para ter a certeza que essa big-trail alemã pode lhe levar a qualquer lugar. O RDC é o controle eletrônico da pressão dos pneus. Além de verificar a cada vez que a moto é ligada, o sistema monitora permanentemente a calibragem dos pneus. Em caso de queda brusca na pressão, o motociclista recebe um aviso no computador de bordo. Já os freios ABS (antitravamento) garantem segurança nas frenagens de emergência o bom é que por se tratar de um modelo off-road, essa BMW permite que os freios ABS possam ser desligados e os mais radicais usem os freios de acordo com seu estilo de pilotagem.Já o botão do ESA (Electronic Suspension Adjustment) permite ajustar eletronicamente as suspensões da BMW R 1200 GS. Na versão Enduro que equipa a linha, o sistema de ajuste eletrônico traz, além da pré-carga da mola piloto, piloto e bagagem ou dois ocupantes e bagagem e da compressão e retorno Normal, Confortável e Sport, dois modos off-road: leve e mais pesado, que regula a pré-carga das molas para obstáculos mais radicais.
Outra maravilha da eletrônica que é extremamente útil na pilotagem off-road é o ASC (Automatic Stability Control), um exclusivo controle de tração que evita derrapagens indesejadas em superfícies escorregadias. Quem está acostumado sabe que girar o acelerador com muito ímpeto na terra significa aquela escapada de traseira. Mas com o ASC esse risco não existe. Assim que a roda traseira começa a derrapar, uma luz amarela acende no painel e avisa que o controle de tração entrara em ação.
Na prática a impressão que se tem é de que a moto está tendo problemas de alimentação, já que o sistema gerencia o motor de modo a diminuir o torque na roda traseira. Pode-se "torcer" o cabo que o sistema corrige os exageros. De início é preciso "fé" na tecnologia, mas depois que você nota o funcionamento irrepreensível do sistema a brincadeira fica divertida. Para os mais radicais, o ASC oferece um ajuste mais esportivo que permite leves derrapagens ou ainda se pode desligar o sistema.
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