O mercado brasileiro de motocicletas, além das pequenas utilitárias, tem espaço para modelos de grande cilindrada e sofisticação, que oferecem luxo e conforto em longas viagens, apesar do estado de campo minado de muitas das estradas do País. Apostando nisso, a BMW do Brasil está importando o modelo Tourer R 1200 RT, lançado no fim de 2004 e que substitui a antiga R 1150 RT. O modelo chega com novo visual, motor e muita mordomia, proporcionada pela vasta eletrônica embarcada.
Para vestir melhor a moto, o piloto tem à disposição pára-brisa regulado eletricamente em até 140 mm. O banco pode ser ajustado entre 780 e 840 mm e aquecido eletricamente, com indicador de temperatura no painel. As manoplas também têm aquecimento para as mãos. Opcionalmente, a R 1200 RT incorpora o sistema ESA (eletronic, suspension adjustment), que permite ao piloto ajustar a suspensão ao tipo de piso, ou ao seu modo de tocada, com a moto em pleno movimento.
O sistema antifurto corta a ignição e a injeção, se algum ladrão tentar levar a moto sem a chave original. No painel, além do velocímetro e contagiros, um computador de bordo, que informa a temperatura do óleo, temperatura externa, hora, autonomia, consumo médio e marcha engatada. Iluminação por sensor que ajusta a luminosidade. Como opcional, o sistema Navigator, acoplado ao GPS, que indica caminho, distâncias e atrações do percurso, além de "falar" dentro do capacete.
O modelo também oferece som com rádio e CD, e bolsas laterais removíveis (com 32 litros cada), na mesma cor da moto. Para acelerar, a R 1200 RT conta com o motor boxer de última geração (derivado do modelo R 1200 GS), equipado com duas velas por cilindro, oito válvulas, 1.170 cm3 de cilindrada, injeção eletrônica, refrigeração a ar, que fornece 110 cv a 7.500 rpm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 200 km/h e leva-se apenas 3,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. O sistema ABS é de série. Conforme o motociclista Téo Mascarenhas andar na R 1200 RT é como acelerar uma limusine veloz. Para tanto, basta regular a moto para seu manequim, e depois acelerar que ela responde sem reclamar, com surpreendente agilidade para seus 229 quilos a seco e volume avantajado. Na Star News, revenda BMW de Curitiba, a R 1200 RT custa entre R$ 88 mil e R$ 96 mil, dependendo dos opcionais.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast