A sétima geração do BMW Serie 3 foi o lançamento mais aguardado de 2019 no mercado de carros premium no Brasil.
A novidade estreou na última quinta-feira (28) em todas as lojas da marca. Por ora estará disponível na versão 330i M Sport, a R$ 269.990. Em junho chega a 330i Sport, a R$ 219.950.
Os primeiros lotes desembarcam importados da Alemanha. A fabricação em Araquari (SC) está prevista para começar em julho.
Na unidade catarinense já era feito a geração anterior desde 2014, quando o modelo inaugurou a planta - hoje também produz os utilitários X1 e X3 e em breve o X4.
O 330i substitui o 328i, que rodava com motorização Active Flex (gasolina e etanol). Mas, ao contrário do antecessor, beberá apenas gasolina, sem previsão de virar bicombustível.
O Serie 3 é o best seller de vendas da BMW no mundo, com mais de 15 milhões de unidades emplacadas em 44 anos de história. No mercado brasileiro, não é diferente. Também abre o catálogo de produtos da fabricante alemã.
O ícone passou por uma evolução que aprimorou a sua fama de ser o 'rei dos sedãs esportivos premium'. Também subiu alguns degraus no nível de tecnologia, incorporando recursos dos irmãos maiores Serie 5 e Serie 7.
A Gazeta do Povo foi conferir de perto a novidade e acelerar no circuito de Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Veja a seguir o que mudou no carro:
Visual mais agressivo
Por fora, os menos atentos não perceberão grandes mudanças. Mas estão lá. O Serie 3 ficou mais sisudo, com vincos marcantes e linhas agressivas herdadas do Serie 7.
A grade frontal com o 'duplo rim' está mais larga e destacada, realçada por um contorno cromado. A luz diurna recebeu um novo desenho e os faróis duplos ganharam um recorte mais ousado, com uma pequena seção no meio base.
As lanternas também exibem novas linhas no estilo bumerangue e lentes em alto relevo e escurecidas, mas sem perder o consagrado formato em ‘L’ deitado da iluminação.
>> Carros que mudarão em breve e vale a pena pechinchar
Para quem está mais familiarizado com a história do Serie 3, perceberá que houve uma reinterpretação da tradicional forma Hofmeister Kink na base da coluna C (presente nos BMW desde 1950).
O mais esportivos dos sedãs
Um dos pontos fortes do Serie 3, responsável pela fama de rei dos sedãs esportivos, é a posição de dirigir. Ele acomoda o motorista como poucos.
O corpo fica apoiado perfeitamente no banco e alinhado com volante e pedais, além das pernas totalmente esticadas (condição permitida pela dianteira alongada). A sensação é de estar ao volante de um veículo de corrida.
Na pista de Velo Città, com seu traçado sinuoso, repleto de curvas e duas retas, essa característica ficou ainda mais evidenciada.
>> Carros ‘populares’ até R$ 50 mil, prós e contras
O centro de gravidade mais baixo e os ajustes firmes da suspensão adaptativa deixam o sedã alemão grudado ao chão.
É possível tornar a tocada mais divertida e nervosa usando as opções 'Sport' e 'Sport Plus' do modo de condução, apesar de a posição 'Normal' já entregar uma condução bastante arisca.
Tudo isso com o carro sempre à mão, sem a menor intenção de que poderá sair de lado numa curva mais fechada, provocado pela tração traseira.
Mas se o motorista não fizer questão de toda essa brutalidade, a opção "Comfort" faz o BMW rodar com suavidade, favorecido pelo amortecimento hidráulico suplementar no eixo dianteiro e limitador de compressão no traseiro.
>> VW T-Cross mostra que SUV compacto pode usar motor 1.0 turbo
O isolamento acústico no para-brisa e vidros das portas dianteiras garantem o silêncio a bordo.
Motor melhora cavalaria
O coração do novo Serie 3 pulsa mais forte que o anterior. O motor 2.0 turbo, de quatro cilindros em linha, rende 258 cv e 40,8 kgfm, ou 13 cv e 5 kgfm a mais que o bicombustível.
O torque máximo começa a aparecer a 1.550 giros, um convite para saídas mais rápidas de semáforos e cruzamentos e ultrapassagens seguras.
A arrancada e retomada velocidade são bem espertas, graças também ao câmbio automático de 8 velocidades com relações mais curtas nas primeiras marchas.
O 330i acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, números que carimbam a esportividade do sedã, e atinge 250 km/h de velocidade máxima
Bate-papo carro e motorista
A BMW costuma escolher o Serie 3 para estrear tecnologia de ponta em seus carros, como a internet a bordo (2008) e o head up display (2012).
Agora é a vez da inteligência artificial vir de carona para dividir com o motorista a responsabilidade na direção e também facilitar a vida ao volante.
>> Aliança de Renault com FCA e Nissan pode formar o maior grupo do mundo
Que tal antes de começar a acelerar o carro interagir com a central multimídia, pedindo para que a temperatura seja ajustada a 23 graus, a rádio, sintonizada na frequência 93,9 MHz, e saber como será a previsão do tempo durante o dia?
O condutor terá todas as respostas usando apenas o comando de voz, sem apertar qualquer outro botão.
O bate-papo com o veículo é a grande novidade do novo Serie 3. Chamado de 'Assistente Pessoal Inteligente", ele conversa em bom português e permite também consultar e-mails, compromissos na agenda e pesquisar endereços.
Para acessá-lo e iniciar a interação, basta dizer "Olá BMW", ou mesmo personalizar com um outro nome que achar conveniente, como o da esposa, da namorada, do filho ou mesmo do time de futebol preferido.
Tecnologia por todos os lados
Outro recurso inédito no veículo é o assistente marcha ré, capaz de registrar os últimos 50 metros percorridos e, livrar o trabalho do motorista para tirar o carro de garagens apertadas, ruas estreitas e becos sem saída.
Para facilitar o entrar e sair do carro, a chave presencial é por aproximação e trava e destrava as portas sem que qualquer ação do usuário.
Já a abertura do porta-malas é automática, exigindo apenas que a pessoa faça um movimento lateral com o pé na parte debaixo do para-choque traseiro.
O pacote de tecnologia inclui faróis a laser na versão M Sport, que não ofuscam quem vem no sentido contrário, além de resultar numa intensidade luminosa 10 vezes superior a dos faróis halógenos, podendo alcançar até 530 metros de distância.
Há ainda o assistente profissional de direção que assegura uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos.
O sistema informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal.
Painel 100% virtual
Acompanhando a tendência do mercado, a BWM também equipou a novidade com um painel hi-tech.
O quadro de instrumentos exibe uma enorme tela de 12,3 polegadas 100% digital e configurável. Se de um lado reduziu a sensação de esportividade dos relógios analógicos, do outro modernizou a visualização pelo motorista.
O head up display complementa esse pacote com a projeção no para-brisa das principais funções de condução numa tela de 10,25 polegadas.
O marca alemã eliminou a maioria dos comandos táteis para que o motorista não tire os olhos da via. O painel está bem mais limpo e exibe um imenso console central em posição elevada que reúne comandos diversos.
Já o sistema multimídia oferece apenas espelhamento Apple Car Play para smartphone iPhone.
Espaço interno cresceu
A sétima geração ganhou uma nova plataforma, traduzindo numa cabine mais espaçosa, com aumento de 7,6 cm no comprimento (4,71 m), 1,6 cm na largura (1,83 cm) e 4,1 cm na distância entre-eixos (2,85 m).
Com isso o visual está mais parrudo e melhorou a acomodação dos ocupantes, principalmente no banco traseiro, que era apertado para as pernas dos passageiros.
Pneus Run Flat
O 330i vem equipado com pneus Run Flat, que rodam furados ou rasgados por uma longa quilometragem.
Porém, a BMW manteve o estepe de uso temporário no porta-malas, o que limita a capacidade em 365 litros. Sem o o pneu reserva, o volume para bagagem sobe para 480 litros.
Outros itens de série
O sedã premium sai de fábrica com um dispositivo de proteção ativa que aciona equipamentos de segurança em emergência, como aumentar tensão do cinto de segurança; ar digital com controle de três zonas; assistente de farol alto e de estacionamento com câmeras 360 graus e sensores; seis airbags, controles de tração e estabilidade.
330i (novo) x 328i (antigo)
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião